Alunos e funcionários da rede estadual de ensino provaram mais uma vez a importância de se praticar a cidadania. Juntos, eles conseguiram arrecadar 7 milhões e 22 mil agasalhos, números que correspondem a 38,4% do total arrecadado este ano durante a Campanha do Agasalho. A ação, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), teve início em maio e foi encerrada na manhã de hoje, dia 12, com recorde de 18 milhões de doações, 63% a mais que o ano anterior.
O resultado foi anunciado durante a solenidade realizada no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A primeira dama e presidente do Fussesp, Lu Alckmin, emocionou-se ao falar da campanha. “Esta ação só foi possível graças a participação de todos e conseguimos vencer não apenas o frio, mas também a indiferença social”.
Também participaram do evento o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, representantes de grupos do governo e da sociedade civil, presidentes de Fundos Municipais, lideranças comunitárias e voluntários.
“É uma alegria constatar que conseguimos arrecadar tantos agasalhos. Essa campanha vai ajudar muita gente a preservar a saúde e salvar milhares de vidas. Isso prova mais uma vez que o povo paulista é solidário e São Paulo agradece”, concluiu o governador Geraldo Alckmin.
O evento também contou com a exposição de parte da maior manta de tricô e crochê já confeccionada no Brasil. Com 4.700 metros quadrados, ela foi feita especialmente para a Campanha do Agasalho como símbolo das mãos paulistas solidárias.
Escolas dão exemplo de solidariedade
Para a arrecadação a Secretaria de Estado da Educação promoveu a Gincana da Cidadania 2005, entre os dias 11 e 23 de maio, envolvendo toda a rede. Esta ação teve como objetivo desenvolver a prática da cidadania, a troca de experiências, o exercício da solidariedade, o resgate de valores e o enriquecimento sociocultural. Cada escola formou uma equipe com professores, alunos, pessoal administrativo e o Programa Escola da Família, integrando a comunidade e desenvolvendo quatro ações: arrecadação de agasalhos, culinária criativa, resgate patrimonial e mostra de inovações. As escolas também contribuíram para a arrecadação de mais de 5 toneladas de alimentos, cerca de 30 mil fraldas descartáveis e centenas de enxovais novos de bebê.
Além disso, a Secretaria de Estado da Educação também promoveu o Evento das Mantas confeccionadas pelos integrantes das escolas e a comunidade. De um total de 763 mantas recebidas, 260 foram destinadas ao Fundo Social de Solidariedade e 503 colocadas para exposição. O valor arrecadado com a venda (R$ 8.195,00) foi revertido para a compra de 771 cobertores novos de boa qualidade.
A Campanha ainda prossegue pois muitos postos de arrecadação mantém suas caixas, e as pessoas interessadas podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade acessando o site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3874.6738.
Renata D´Angelo