terça-feira, 14/09/2021

Secretaria da Educação de São Paulo recebe 700 exemplares da “Divina Comédia”

Doação foi feita pelo Colégio Dante Alighieri, que completa 110 anos de fundação

A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) recebeu a doação de 700 exemplares da Divina Comédia, obra do escritor e poeta italiano Dante Alighieri, que morreu há 700 anos. A diretora-geral educacional do Colégio Dante Alighieri, Valdenice Cerqueira, fez a entrega simbólica para a secretária executiva da Seduc, Renilda Peres.

“A Divina Comédia é um marco, foi importante para a unificação da língua italiana. Nos 700 anos da morte do nosso patrono, e 110 anos de fundação da escola, decidimos difundir sua maior obra e escolhemos a rede estadual para isso, queremos os jovens lendo mais esta obra tão relevante”, explicou Valdenice.

No poema da Divina Comédia, Dante conta sua viagem desde o Inferno, passando pelo Purgatório, guiado por Virgílio, até chegar ao Paraíso, onde encontra sua amada Beatriz.

“Ler os livros clássicos é sempre um grande aprendizado. A Divina Comédia é uma história de amor e de resiliência, tão importantes nos dias de hoje”, disse Renilda, que informou que os exemplares da edição bilíngue português/italiano serão distribuídos para escolas de ensino médio da rede estadual de São Paulo.

A edição doada é a que foi feita pela Editora 34, uma caixa com três volumes (Inferno, Purgatório e Paraíso) e tradução de Ítalo Eugênio Mauro.