• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/11/2014
Pais e Alunos

Pesquisa com base em questionário do Saresp aponta participação ativa dos pais na educação

Pesquisa mostra que 85% dos pais e responsáveis acompanham a vida dos filhos na escola

A Educação divulgou, nesta quinta-feira (6), um balanço com as informações coletadas através do questionário do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), realizado na edição 2013 da prova. Entre os destaques está a participação efetiva de pais e responsáveis na vida escolar dos filhos.

– Clique aqui e confira a página exclusiva do Saresp

– Confira aqui dicas de professores e gestores para o Saresp 2014

Para chegar ao resultado, foram ouvidas 1,6 milhão de pessoas, incluindo diretores de escolas, pais e os próprios alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Quando questionados sobre o acompanhamento da vida escolar, 85% dos pais afirmou que está presente ou orienta os estudantes com as lições de casa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Aos diretores de escolas, foi perguntado se os pais e responsáveis estão preocupados com os problemas de aprendizado de crianças e jovens matriculados nas escolas da rede. Para os entrevistados, apenas 4,4% não têm interesse pela rotina escolar. Ainda segundo a pesquisa, 33% dos pais fazem visitas constantes às unidades de ensino.

Os alunos da rede também tiveram participação no questionário. Para eles, o percentual de participação dos pais é ainda melhor que o registrado pelos adultos. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 64% dos estudantes ouvidos disseram que têm ajuda da mãe para os trabalhos escolares. Outros 34,8% dizem que são os pais quem os auxiliam nas tarefas. Apenas 1,2% de todos os mais de 316 mil ouvidos disseram que não estudam em casa.

O acompanhamento dos estudos em casa permanece quando os alunos estão mais velhos. Dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, 81% afirmaram que os pais questionam sempre ou algumas vezes se eles têm lição de casa; 65,1% destes ainda contam com a ajuda dos responsáveis nos trabalhos escolares. 

Neste ano, os exames do Saresp acontecem na próxima semana, nos dias 11 e 12 de novembro.