• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 28/01/2004
Últimas Notícias

Secretaria da Educação e Net Seviços assinam parceria voltada para capacitação

Nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, a Secretaria de Estado da Educação, a Net Serviços e a Organização das Nações Unidas para Educação (Unesco) assinaram parceria inédita no País, e […]

Nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, a Secretaria de Estado da Educação, a Net Serviços e a Organização das Nações Unidas para Educação (Unesco) assinaram parceria inédita no País, e que irá incrementar ainda mais o processo de capacitação dos educadores. O termo de compromisso foi assinado pelo secretário-adjunto da Secretaria da Educação, Fábio Saba, pelo presidente da Net Serviços, Francisco Valim, e pela coordenadora do escritório da Unesco em São Paulo, Âmbar de Barros. Também estiveram presentes na solenidade a coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), Sônia Maria Silva, a coordenadora do programa Escola da Família, Cristina Cordeiro, e representantes da Secretaria da Educação, da Net Serviços e da Unesco.

A parceria prevê programas de duas horas diárias, de segunda a sexta-feira, voltados para capacitação. O conteúdo será produzido totalmente pela Secretaria da Educação, por intermédio da Teia do Saber. A programação terá início em março e será transmitida pelo Canal 6 da Net. O projeto também prevê a instalação de 120 pontos da Net em escolas públicas estaduais. A empresa deverá ampliar este número por todas as cidades onde opera no Brasil.

As escolas beneficiadas em São Paulo fazem parte do Programa Escola da Família, uma iniciativa da Secretaria da Educação com a Unesco, que promove atividades culturais, esportivas e pedagógicas nos fins de semana. Além dos pontos de TV por assinatura, será oferecido um amplo suporte pedagógico aos professores por meio do portal www.neteducacao.tv.br, cujo conteúdo será produzido entre a Secretaria da Educação e a Net.

Para Francisco Valim, presidente da Net Serviços, o envolvimento da Secretaria da Educação em investir na formação continuada dos professores permite a realização de programas pioneiros e exemplares. “Este projeto é um embrião que irá se alastrar pelo Brasil. E isto é fundamental, pois a educação deve ser o foco para desenvolvimento de qualquer país.”

Segundo o secretário-adjunto, Fábio Saba, o diferencial do projeto é a quantidade de pessoas que o projeto irá atingir – não apenas os professores da rede estadual, mas todos aqueles que têm acesso à Net. Outro aspecto importante é a qualidade do processo de capacitação dos educadores que a Secretaria da Educação já oferece por intermédio da Teia do Saber. “Não podemos esquecer que o professor deve ser sempre aluno, ou seja, estar renovando constantemente seus conhecimentos”.

Teia do Saber

Marca registrada da Política Educacional do Governo do Estado de São Paulo, o Programa de Formação Continuada Teia do Saber, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, prioriza a capacitação dos educadores da rede estadual de ensino, por acreditar que a melhoria da qualidade do ensino público depende de profissionais bem preparados.

O Teia do Saber abrange todos os programas/projetos de capacitação da Secretaria e tem como finalidade, além de aliar o trabalho de fundamentação teórica com as vivências efetivas dos educadores que atuam nas escolas públicas estaduais, manter os professores atualizados sobre novas metodologias de ensino, voltadas para práticas inovadoras, tornando-os aptos a utilizar novas tecnologias a serviço do ensino, a organizar situações de aprendizagem e a enfrentar as inúmeras contradições vividas em salas de aula.

 Ana Lucia Venerando