• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/12/2013
Releases

Secretaria da Educação é parceira do novo site de busca que facilita aprendizagem dentro e fora da sala de aula

Plataforma “Escola Digital” lançada nesta terça-feira conta com mais de 1.200 ferramentas de ensino como videoaulas, games, animações e infográficos A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é uma das […]


Plataforma “Escola Digital” lançada nesta terça-feira conta com mais de 1.200 ferramentas de ensino como videoaulas, games, animações e infográficos

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é uma das principais parcerias para a construção da Escola Digital (www.escoladigital.org.br), plataforma inovadora que reúne objetos digitais de aprendizagem, como videoaulas, games, animações, infográficos e mapas, entre outros. O novo site de busca, lançado hoje pelo Inspirare e Instituto Natura, tem como principal objetivo facilitar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

No portal estão disponíveis 1,2 mil peças digitais, grande parte garimpada por 49 especialistas da Secretaria da Educação do Estado. Estes curadores, que passaram por formação específica oferecida pela Pasta, levaram em conta critérios como compatibilidade com o currículo vigente e qualidade do conteúdo abordado. O material poderá ser utilizado para pesquisa e utilização de professores, além dos estudantes e pais interessados em participar do processo educativo dos filhos. 

 “Acreditamos na tecnologia como grande aliada do ensino, como ferramenta associada ao projeto pedagógico e, principalmente, às diretrizes curriculares. Por meio dela, é possível estreitarmos a ponte entre o conhecimento e o aluno, fazendo com que ele, a partir dos recursos disponibilizados, se aproprie, interaja, compartilhe e aprenda”, afirma o secretário de Educação do estado de São Paulo, Herman Voorwald.

“O Escola Digital é mais uma porta de acesso para professores e alunos. Uma plataforma criada a partir do conhecimento daqueles que atuam na rotina e conhecem as especificidades da rede e, por isso, temos orgulho de ter participado de sua construção”, complementa o secretário.

A plataforma funciona como um cardápio de objetos educativos digitais, categorizados por série, disciplina, tema, tipo de mídia, idioma, nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, versão on-line e off-line, entre outras especificidades. Além da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Escola Digital também contou com a colaboração do Instituto Educadigital e da TIC Educa.

“Com essa plataforma, contribuímos principalmente para o acesso de professores e alunos da rede pública a objetos de aprendizagem de qualidade, possibilitando o uso de tecnologias educacionais inovadoras na sala de aula”, observa Pedro Villares, diretor-presidente do Instituto Natura.

        Por meio da contribuição dos próprios usuários, que poderão enviar sugestões de objetos preenchendo um formulário disponível na homepage do site, a proposta é que a plataforma permaneça com o acervo em ampliação permanentemente.