terça-feira, 15/06/2021
Notícia

Secretaria da Educação do Estado São Paulo adere ao “Dia da Conectividade”, promovido por Fundação Lemann, Sincroniza Educação e NIC.br, para monitorar a conexão das escolas

O “Dia C” acontece nesta terça-feira, com a instalação da ferramenta em todas as escolas da rede estadual

Nesta terça-feira (15), as 5.121 escolas da rede estadual de São Paulo iniciarão a instalação do Medidor SIMET, ferramenta gratuita que monitora a qualidade da conexão de internet e permite o acompanhamento em tempo real das métricas de banda larga fixa nas escolas públicas. A ação faz parte do Dia C – Dia da Conectividade, da campanha Nossas Escolas Conectadas, realizada pela Fundação Lemann, Sincroniza Educação e NIC.br, com apoio de parceiros, para apoiar secretarias de educação e escolas de todo o país a instalar a ferramenta. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é a primeira a aderir à iniciativa, e o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, é o 1º embaixador da campanha Nossas Escolas Conectadas.

“Hoje é o que chamamos de Dia da Conectividade. Participe! Baixe o SIMET para medir a velocidade, para saber quanto está sendo entregue na sua escola. Esse medidor serve para o estudante, para a escola, para todos que conectam na internet, para sabermos qual a velocidade real”, explica Soares.

O objetivo é auxiliar os gestores no monitoramento e diagnóstico da internet, a fim de apoiá-los nas melhores tomadas de decisão para a criação ou implementação de políticas públicas de qualidade. Os números colhidos pelo Medidor SIMET são públicos e registrados em um Mapa Nacional de Conectividade, no qual os secretários e diretores podem consultar os dados de velocidade e outras informações sobre a internet da sua escola.

“Todos podem se envolver nesse momento para conseguirmos instalar esses medidores de conectividade e, aí sim, ter os dados que precisamos para poder fazer um bom uso da internet, garantindo o uso pedagógico”, diz Cristieni Castilhos, gerente de Conectividade da Fundação Lemann.

O Medidor será a ferramenta de monitoramento da qualidade da conectividade do Programa Mega Escola, da Seduc-SP, que vai garantir que todas as escolas da rede estadual tenham internet de 100Mbps até o final de 2022. O Programa contará com monitoramento do uso pedagógico da internet e também com o monitoramento da qualidade da internet que chega nas escolas, qualificando e dando transparência para a política de conectividade do Estado. São previstos R$ 158,8 milhões em investimento para execução do projeto em todas as escolas da rede estadual paulista, nos próximos 12 meses.

Em São Paulo, 5.121 escolas da rede estadual possuem acesso à internet. Até o momento, apenas 2,85% das escolas são monitoradas pelo Medidor SIMET. Quando as mais de 5 mil unidades forem incluídas no projeto, será possível saber com efetividade a qualidade dessa conexão.

A campanha Nossas Escolas Conectadas propõe que as redes de ensino organizem um dia para fazer a instalação do Medidor em todas as suas escolas – o Dia C, Dia da Conectividade. Se desejarem, as redes podem contar com o apoio do NIC.br, da Fundação Lemann e da Sincroniza Educação para a realização do DIA C. Também serão compartilhados tutoriais em vídeo e e-books para apoiar escolas e redes interessadas em acompanhar as informações dadas pela ferramenta.

“É fundamental que a gente coloque o Medidor na mão do estudante, na mão de toda a escola, que todo o processo seja o mais democrático, para que haja uma cobrança em cima dos gestores públicos”, diz o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares.

O Medidor SIMET é considerado um dos melhores instrumentos para identificar em quais unidades de ensino alunos e professores ainda necessitam de acesso à internet de qualidade. Recentemente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fez uma parceria com o NIC.br para levar o instrumento para outros países, por meio do projeto GIGA. Com o Medidor instalado, é possível ter um melhor diagnóstico da situação das escolas no país e formular soluções que aumentem o número de unidades conectadas com a velocidade de internet adequada, garantindo acesso para um aprendizado adequado dos estudantes e à prática docente.