• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/12/2005
Últimas Notícias

Secretaria da Educação lança o Programa TEC-Escola

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) – órgão executor da pasta e responsável pelas obras na rede estadual de ensino […]

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) – órgão executor da pasta e responsável pelas obras na rede estadual de ensino – lançou nesta quarta-feira, dia 7, o Programa de Qualidade e Tecnologia na Construção Escolar (TEC-Escola), na sede do Instituto de Engenharia. O programa tem o objetivo de implementar a qualidade nas construções escolares.

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, falou sobre a importância das parcerias. “Se você faz parceria com empresas sérias, você se preocupa menos com a parte física e passa ter mais preocupações pedagógicas”, disse.

 

 

 

 

Todas as obras em prédio escolar, desde construções até reformas, seguirão os critérios estabelecidos pelo programa, como: otimizar o desempenho e conforto, integrar as escolas à paisagem, com a máxima preservação ambiental e utilizar os recursos econômicos, naturais e energéticos. “O projeto visa diminuir os prazos, os custos e melhorar a qualidade da construção de escolas”, explicou o diretor executivo da FDE, Miguel Haddad.

 

 

 

 

O TEC-Escola irá elaborar procedimentos, normas e documentação técnica para programas de treinamento da mão-de-obra, para sistemas de qualidade aos fornecedores de projetos, gerenciamento de materiais, obras e serviços. Além disso, irá buscar a racionalização e industrialização da construção, por meio de programas de qualificação e certificação de projetos, materiais, componentes, obras, serviços e gestão ambiental.

A adesão ao programa começará a ser exigida pela Fundação a partir de fevereiro de 2006. A empresa terá 16 meses para se adequar e elaborar seu plano de gestão da qualidade. As entidades certificadoras de qualidade poderão auxiliá-los nisso, assim como, os especialistas da FDE. A Fundação conta com o apoio da cadeia produtiva da construção civil – sindicatos e associações de classes, industrias de material de construção e construtoras.

Obras em números

Atualmente, 739 obras escolares no Estado – entre construção, ampliações, reformas, coberturas de quadra e acessibilidade – estão em execução com investimentos de R$ 99, 8 milhões. Destas obras, 107 referem-se à construção de escolas novas ou substituição de prédio, que representam 998 salas e beneficiará mais de 104 mil alunos. Em licitação encontram-se 763 obras com investimentos previstos de R$ 92, 6 milhões. Somente neste ano, a FDE concluiu mais de duas mil obras.