quarta-feira, 07/11/2012
Imprensa

Secretaria da Educação leva 4.160 alunos da região de Sorocaba à 30ª Bienal de São Paulo neste mês

Estudantes das diretorias regionais de ensino de Itu, São Roque, Sorocaba e Votorantim conhecerão a mostra por meio do programa Cultura é Currículo A Secretaria da Educação do Estado de […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo levará 4.160 alunos de escolas estaduais da região de Sorocaba para visitar a 30ª Bienal de São Paulo durante este mês. A ação integra o programa Cultura é Currículo e atenderá unidades vinculadas às diretorias regionais de ensino de Itu, São Roque, Sorocaba e Votorantim. O critério de escolha dessas diretorias de ensino foi a distância da capital (no máximo 120 km).

A 30ª edição Bienal de Arte de São Paulo, que teve início em setembro, apresenta o tema “A iminência das Poéticas” e já recebeu cerca de 51 mil alunos da rede estadual por meio do Cultura é Currículo. Um dos objetivos do programa é despertar entre os estudantes a sensibilidade para a arte e intensificar, por meio das diversas formas de manifestação artística, as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

Para a professora-coordenadora do núcleo pedagógico de arte da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba, Roberta Jorge Luz, a exposição propicia a imersão dos alunos na arte contemporânea e possibilita a compreensão de estudos teóricos desenvolvidos em sala de aula. “A Bienal é um dos acontecimentos artísticos mais importantes do país. A atividade complementa a formação iniciada no ambiente escolar e traduz por meio dos trabalhos expostos os conceitos estudados”, afirma.

Ainda de acordo com Roberta, os estudantes das 26 escolas selecionadas no município de Sorocaba que vão à Bienal já estão familiarizados com a arte contemporânea. Neste semestre os alunos realizaram trabalhos sobre a história da mostra, os artistas que expõem neste ano e as diferentes formas de expressão. Após a visitação, eles confeccionarão o seu próprio trabalho artístico. Os trabalhos serão compilados em um portfólio, que será enviado à Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba.

Dos 4.160 estudantes beneficiados, 1.040 são de escolas atendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Itu; 1.040 são de instituições da Diretoria Regional de Ensino de São Roque; 1.040 frequentam unidades abrangidas pela Diretoria de Sorocaba e 1.040 são de escolas administradas pela Diretoria Regional de Ensino de Votorantim.

Neste mês, a ação conta com investimento de R$ 523 mil, que inclui o transporte e o lanche dos estudantes fornecidos pela pasta. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino, que as distribuem às escolas estaduais de sua região.

Sobre o Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa foi concebido conforme o Currículo do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), e é composto por três projetos: Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola, com visitas a espaços culturais como museus e parques; Escola em Cena, que leva alunos para apresentação de peças teatrais e espetáculos de dança; e O Cinema Vai à Escola, voltado a exibições de filmes nas unidades que mantêm Ensino Médio. Até o fim do ano, o programa receberá um investimento total de cerca de R$ 29 milhões.