• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/01/2013
Imprensa

Secretaria da Educação orienta mais de 4 milhões de alunos da rede estadual para a volta às aulas

Os estudantes devem organizar os horários de sono e revisar o conteúdo aprendido no ano passado para dar início ao ano letivo no próximo dia 1º Os mais de 4 […]

Os estudantes devem organizar os horários de sono e revisar o conteúdo aprendido no ano passado para dar início ao ano letivo no próximo dia 1º

Os mais de 4 milhões de alunos da rede estadual devem se preparar a partir desta semana para a volta às aulas no próximo dia 1º. Entre as principais recomendações estão organizar os horários de sono e revisar o conteúdo aprendido no ano passado.

“É fundamental que o estudante recapitule o que aprendeu em cada disciplina”, afirma Cristina de Cássia Mabelini da Silva, diretora do Centro de Planejamento e Gestão da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Cristina reforça que, desde o início do ano, para obter melhores resultados, os alunos devem manter hábitos de disciplina como prestar atenção ao conteúdo ministrado, organizar o tempo de estudos, ficar atento aos compromissos escolares, planejar antecipadamente a execução de trabalhos e tarefas e se preparar adequadamente para as avaliações.

A educadora também reitera a necessidade de um bom entrosamento dos estudantes com seus professores. Toda a equipe gestora está à disposição para sanar as dúvidas que possam surgir nesse período. “Receber e ouvir os alunos desde o primeiro dia de aula faz parte do planejamento e da proposta pedagógica de todas as escolas da rede estadual”, ressalta.

A participação dos pais na vida escolar dos filhos durante todo o ano letivo também é indispensável. “A capacidade de aprender do aluno está ligada às vivências e experiências desenvolvidas não apenas na escola, mas também em todos os segmentos sociais”, aponta Cristina. O engajamento das famílias e de toda a sociedade nas atividades escolares é um dos pilares do programa Educação — Compromisso de São Paulo, cujos principais objetivos são fazer com que a rede estadual de ensino atinja níveis de excelência e que a carreira docente seja uma das mais prestigiadas pelos jovens.

Os professores, por sua vez, devem desenvolver aulas mais dinâmicas, por meio dos diversos recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis nas escolas, e incentivar os alunos a participarem dos projetos propostos por cada unidade no decorrer do ano.