• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/10/2012
Imprensa

Secretaria da Educação promove a partir de hoje Seminário Internacional de Leitura e Escrita em Águas de Lindoia

O evento, que segue até quinta-feira, é voltado para educadores dos anos iniciais da rede estadual de ensino A partir desta segunda-feira (29/10), cerca de 980 educadores dos anos iniciais […]

O evento, que segue até quinta-feira, é voltado para educadores dos anos iniciais da rede estadual de ensino

A partir desta segunda-feira (29/10), cerca de 980 educadores dos anos iniciais da rede estadual de ensino se reúnem com mais 42 profissionais renomados na área da educação vindos da Argentina, de Portugal, da Suíça e de outros Estados do Brasil, para discutir as práticas pedagógicas de leitura e escrita no Ensino Fundamental. O Seminário Internacional de Leitura e Escrita segue até 1º de novembro em Águas de Lindoia (160 km de São Paulo).

O evento é voltado para supervisores e professores-coordenadores das 91 diretorias regionais de ensino do Estado e um representante de cada um dos 407 municípios parceiros do programa Ler e Escrever. O objetivo do evento é relacionar as práticas didáticas com o processo de formação em que os participantes estão inseridos.

Durante os quatro dias, os professores da rede participarão de palestras e discussões sobre linguagem, a fim de promover a interlocução entre as práticas didáticas de leitura e escrita com os saberes acadêmicos.

Na programação estão previstas mesas de discussão que abordam temas como leitura e produção de texto, além de palestras sobre alfabetização, gramática e a importância das orientações didáticas nos anos iniciais.

Entre os palestrantes que se apresentam amanhã (30/10), estão Bernard Schneuwly, da Universidade de Genebra, na Suíça, que falará sobre produção de texto nas séries iniciais, e Mirta Castedo, da Universidade Nacional de La Plata, Argentina, que abordará a revisão em práticas de estudo e aspectos fundamentais do ensino da leitura e a escrita nos anos iniciais.

Na quarta-feira, a programação internacional será composta pela palestra “O papel da equipe diretiva no planejamento institucional”, de Mirta Torres, da Secretaria Estadual da Educação de Buenos Aires. Mirta, ao lado de Ana Maria Kaufman, da Universidade Nacional de Buenos Aires, explicará o lugar da gramática no ensino da leitura e escrita. Por fim, Ivone Niza, integrante do Ministério da Educação de Lisboa, tratará, também na quarta-feira, da formação de professores como escritores e leitores e seu papel no processo de aprendizagem e ensino da linguagem escrita.

“O seminário é importante para nos interarmos sobre as últimas pesquisas na área  da linguagem, debatermos novos conceitos e, principalmente, avaliarmos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da rede”, explica Sonia Jorge, responsável pela coordenação do evento e pelo Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.