quinta-feira, 08/12/2011

Secretaria da Educação promove final da IV Jornada da Matemática

Divididos em três equipes da região metropolitana e três do interior, 42 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental participam da etapa disputada amanhã na capital A quarta edição da […]

A quarta edição da Jornada de Matemática, concurso promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e voltado a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais, chega à etapa final amanhã (09/12), reunindo 42 alunos no Teatro Franco Zampari, localizado na região central da capital. Serão seis equipes, três de São Paulo e demais cidades da região metropolitana e três do interior do Estado, na disputa marcada para começar às 13h.

O objetivo da competição é desenvolver o conhecimento e raciocínio dos estudantes, que terão de usar criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano. Até chegar à final, as equipes, formadas por cinco participantes e dois suplentes de uma mesma classe, disputaram eliminatórias por escola, por diretoria regional de ensino, e semifinal e final por polos definidos pela COGSP (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo) e pela CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior).

Nessa última etapa, as equipes precisarão resolver seis desafios, nos quais serão avaliadas suas habilidades de cálculo (cálculo mental e escrito, exato e aproximado) e também as habilidades relacionadas à resolução de problemas. A equipe que pontuar mais, vence. O resultado será conhecido ainda na tarde de sexta-feira. A competição terá a torcida dos colegas de classe dos participantes e a presença de representantes das escolas e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O evento é fechado ao público em geral, porém, um especial sobre a IV Jornada de Matemática será apresentado pela TV Cultura no dia 17 de dezembro, às 13h30.

Cada um dos cinco integrantes, os dois suplentes e o professor-orientador da equipe vencedora receberão um netbook e um acervo de livros. Dois professores-coordenadores de oficinas pedagógicas da diretoria de ensino que acompanham a jornada também serão premiados e a escola receberá material de recreação para uso coletivo dos alunos. Cada um dos estudantes das demais equipes finalistas receberá uma câmera fotográfica digital cada um.

Integração

Para promover a integração entre as seis equipes, todos os finalistas, acompanhados dos respectivos professores, serão recebidos hoje (08/12) em um hotel no centro da capital, onde ficarão hospedados até a final. Entre as atividades previstas para a tarde desta quinta-feira está um sarau, no qual cada equipe fará uma apresentação de 15 minutos, com tema livre, usando teatro, música ou poesia.

Veja de onde são as equipes finalistas da IV Jornada de Matemática

Escola Estadual – Diretoria de Ensino – Cidade