terça-feira, 09/10/2012

Secretaria da Educação promove hoje e amanhã Olimpíada Regional Indígena

Evento reúne 131 alunos de oito escolas estaduais indígenas dos municípios de Miracatu, Iguape e Itariri  A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promove hoje e amanhã, dias […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promove hoje e amanhã, dias 9 e 10 de outubro, a Olimpíada Regional da Educação Escolar Indígena, na Aldeia Itapuã, em Iguape (200 km de SP). O evento organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Miracatu reúne 131 alunos de oito escolas estaduais indígenas de aldeias das etnias tupi e tupi-guarani localizadas nos municípios de Miracatu, Iguape e Itariri.

A programação tem início às 10h, com a execução do hino nacional em guarani, entrada das duas delegações participantes e a cerimônia do fogo. Amanhã, também a partir das 10h, os jogos começam com rumores do tambor. Também estão programadas demonstrações de jogos tradicionais, danças típicas e exposição de artesanato, além de uma noite cultural marcada para as 19h.

O evento inclui esportes como o futebol de areia masculino e feminino e o salto em distância, mas também contempla jogos nativos, como arco e flecha e peteca. “Todos ganharão medalhas porque o evento marca a aproximação da cultura indígena com os juruas, os não indígenas”, conta a dirigente regional de ensino de Miracatu, professora Ademilda Moreira Suyama. “A olimpíada é a finalização de todo um trabalho pedagógico que estimula o aprendizado e respeita a cultura das aldeias”, completa.