quinta-feira, 23/05/2013
Releases

Secretaria da Educação promove neste fim de semana o primeiro “Um Dia na Escola do Meu Filho” de 2013

Todas as unidades da rede estadual estarão abertas sábado para a ação que têm como objetivo aproximar a comunidade da escola, fortalecer as Associações de Pais e Mestres, os Conselhos […]

Todas as unidades da rede estadual estarão abertas sábado para a ação que têm como objetivo aproximar a comunidade da escola, fortalecer as Associações de Pais e Mestres, os Conselhos de Escola e os Grêmios Estudantis

Realizado inicialmente nas unidades de ensino integram o programa Escola da Família, a partir desta edição o projeto abrangerá todas as escolas da rede estadual

As mais de 5.000 escolas estaduais participarão sábado (25/05) da primeira edição de 2013 do projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho”. A ação, realizada desde o ano passado nas 2.300 unidades de ensino da rede estadual que integram o programa Escola da Família, será estendido, a partir deste ano, para todas as escolas do Estado. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação das famílias na rotina escolar dos filhos.

“Há ganhos pedagógicos evidentes quando a família se apropria da escola. Por isso, o objetivo do projeto ‘Um Dia na Escola do Meu Filho’ é mostrar à comunidade que a instituição de ensino é um lugar de integração e de desenvolvimento sociocultural. O acompanhamento da aprendizagem e a convivência com outros participantes da comunidade escolar são de fundamental importância, principalmente neste momento específico de formação de futuras gerações”, comentou Wilson de Tarso Gonçalves Araújo, coordenador do programa Escola da Família.

“A partir dessa edição, o projeto passará a fazer parte do calendário escolar. No sábado, os portões estarão abertos para que os professores que estão na escola de segunda a sexta-feira, os educadores do programa Escola da Família, funcionários das escolas e comunidade se unam em prol de uma educação que possibilite o estreitamento de laços de respeito, participação e construção de um espaço mais democrático”, considerou a coordenadora de Gestão da Educação Básica, professora Maria Elizabete da Costa.

A proposta principal dessa edição é apresentar aos pais os colegiados das unidades de ensino para que os Conselhos de Escola, as Associações de Pais e Mestres e os Grêmios Estudantis possam se fortalecer com a participação da comunidade.

As escolas foram orientadas a realizar atividades para que os pais conheçam todos os ambientes dos prédios. Dessa forma, alunos e professores poderão se tornar, juntos, anfitriões e guias das unidades de ensino. Além disso, cada instituição terá autonomia para desenvolver jogos cooperativos, brincadeiras, gincanas e outras atividades de lazer para interação entre pais e filhos.

O projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho” é resultado de ação iniciada em novembro de 2011, quando, por meio do programa Educação – Compromisso de São Paulo, os responsáveis pelos estudantes da rede estadual foram convocados a comparecer às unidades de ensino, com propostas de ampliar a participação da comunidade não somente na rotina escolar de seus filhos, mas também em ações destinadas a colocar a rede estadual de ensino entre os melhores sistemas educacionais do mundo. Em 2012, mais de 240 mil pessoas participaram dos três encontros realizados nas 2.300 unidades que são sede do programa Escola da Família.

Suely Cristina Dória Silva, mãe de Micaella Patrícia Dória Passos, aluna do 4º ano da Escola Estadual Professor Homero dos Santos Forte, localizada em Paraisópolis (zona sul de SP), já se programou para ir ao evento. “Esse é um projeto muito bom para trazer os pais para a escola. No ano passado, participei com a minha filha de várias atividades e já sei que no sábado faremos várias coisas juntas”, afirmou Suely.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. As unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.