quinta-feira, 24/02/2005

Secretaria da Educação prorroga inscrições para o programa Escola da Juventude

Os interessados agora têm até o dia 5 de março para realizar a matrícula em uma das 300 escolas participantes O prazo de inscrição para o programa Escola da Juventude […]

O prazo de inscrição para o programa Escola da Juventude foi prorrogado até sábado, dia 5 de março. Lançado em janeiro, o programa vai oferecer o Ensino Médio gratuito, com aulas aos sábados e domingos, para jovens e adultos na faixa etária dos 18 aos 29 anos, preferencialmente. Serão ao todo 30 mil vagas divididas nas 300 escolas estaduais integrantes do Escola da Família.

Para participar é necessário ter concluído o Ensino Fundamental, estar preferencialmente na faixa etária solicitada, e efetuar matrícula diretamente nas escolas participantes, inclusive aos finais de semana.

Para a matrícula basta apresentar o RG, certificado de reservista ou certidão de nascimento e o histórico escolar do Ensino Fundamental. O início das aulas está previsto para 5 de março.

Com material didático totalmente gratuito, o Escola da Juventude ainda irá oferecer, por meio do Projeto Ação Jovem da Secretaria Estadual de Assistência Social, uma bolsa mensal de R$ 60,00 aos alunos de até 24 anos que preencherem os requisitos exigidos.

Além de oferecer aulas aos sábados e/ou domingos, uma vez que funcionará dentro do Programa Escola da Família, outra novidade do Escola da Juventude diz respeito às aulas que possuem uma dinâmica diferenciada dos cursos tradicionais de Educação de Jovens e Adultos e utilizarão as novas tecnologias da informação para acelerar o processo de aprendizagem.

Laboratórios de Informática, salas de vídeos e um portal na internet serão alguns dos ambientes utilizados nas aulas. Como o curso está dividido em módulos, os interessados poderão optar se desejam cursar o módulo obrigatório deste semestre (Códigos e Linguagens) no sábado à tarde ou no domingo pela manhã, com 4 horas-aula por período.

A avaliação será contínua, com provas bimestrais e, ao final do semestre, exame para a conclusão do módulo. A certificação será dada após a aprovação em todos os módulos, que devem durar 18 meses.

Informações sobre as escolas estaduais participantes e respectivos endereços podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento da Secretaria, pelo telefone 0800-7700012 ou no site do Programa www.escoladajuventude.sp.gov.br.