segunda-feira, 20/01/2003
Últimas Notícias

Secretaria da Educação publica amanhã gabarito do concurso de secretário de escola

No último domingo, dia 19 de janeiro, ocorreram as provas do concurso público para preenchimento de 2.217 vagas para o cargo de secretário de escola da Secretaria de Estado da Educação. Dos 163.373 inscritos, compareceram 139.860 candidatos. O número de ausentes foi de 23.513, ou seja, 14,39% do total. O gabarito da prova será publicado […]

No último domingo, dia 19 de janeiro, ocorreram as provas do concurso público para preenchimento de 2.217 vagas para o cargo de secretário de escola da Secretaria de Estado da Educação. Dos 163.373 inscritos, compareceram 139.860 candidatos. O número de ausentes foi de 23.513, ou seja, 14,39% do total. O gabarito da prova será publicado amanhã, dia 21 de janeiro, no Diário Oficial do Estado.

A parte objetiva constou de 80 questões sobre Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Avançados de Informática. Em Conhecimentos Gerais, os candidatos resolveram questões de Língua Portuguesa e Matemática. Já em Conhecimentos Específicos, houve temas sobre Legislação. Na prova dissertativa, houve quatro questões.

A parte objetiva valerá 100 pontos, sendo necessário atingir um mínimo de 50 para a aprovação. Somente serão corrigidas as dissertações dos participantes melhor colocados na prova objetiva, dentro de um limite de quatro candidatos por vaga. Como existem 2.217 vagas, serão considerados 8.868 concorrentes. Também serão considerados os participantes empatados na última posição.

A prova dissertativa valerá 20 pontos, sendo necessário apenas não zerar para ser avaliado. O candidato aprovado será convocado para a apresentação de títulos, que contará com limite de dez pontos na média geral. Serão considerados da seguinte forma: diploma de nível superior (2,5 pontos por curso, até o limite de cinco pontos) e pós-graduação Lato Sensu (um ponto, com limite de cinco).

Os diplomas/certificados e históricos deverão ser comprovados mediante cópias. Diplomas e certificados deverão estar devidamente registrados. Em caso de empate, será aprovado, respectivamente, o candidato com maior nota na prova, mais idade e maior número de filhos ou dependentes – comprovados em cópia da declaração do imposto de renda ou da certidão de nascimento dos filhos. A data de entrega dos títulos será confirmada após os resultados das provas.

O salário inicial para secretário de escola é de R$ 678,50. Os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio ou equivalente e ter habilidade avançada de informática. O perfil da função de secretário de escola foi publicado no Diário Oficial de 19 de novembro na Seção I (Páginas 66 a 70). Entre as atribuições do cargo estão: planejar, coordenar e executar as ações da secretaria da escola, de modo a assegurar o mais perfeito e regular desenvolvimento dos trabalhos administrativos, dentro dos prazos estabelecidos; participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação do Plano Gestão da escola; contribuir para a integração escola-comunidade, garantindo que todos os que precisam da secretaria da escola, sejam atendidos com respeito.