A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) terá dois centros de desenvolvimento de pesquisas criados com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com trabalhos que serão conduzidos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
Os dois projetos da Educação integram um grupo de 21 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento anunciados no início desta semana pela Fapesp e foram propostos a partir dos objetivos estratégicos definidos pela pasta, sendo um voltado à convivência escolar e outro ao aprimoramento do processo de implementação curricular para melhoria da aprendizagem.
“Essa é uma oportunidade de trazer o conhecimento científico construído pelas instituições de pesquisa para dentro da Secretaria, por intermédio da formação de nossos recursos humanos”, avalia o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinicius Neiva.
Os Centros de Ciências para o Desenvolvimento não são espaços físicos, mas uma lógica de governança para a pesquisa aplicada à política pública, em que a Fapesp e cada órgão do governo utilizam recursos em paridade para, no prazo de cinco anos, gerarem conhecimento científico que busque solucionar grandes desafios. Com o envolvimento de servidores no processo da pesquisa, esse conhecimento e os aprendizados são transmitidos para a administração e seus recursos humanos, com impacto no dia a dia dos estudantes e nos resultados educacionais de cada escola.
Melhoria da Convivência Escolar
O Instituto de Psicologia da USP é a instituição sede da pesquisa no Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica: Aprendizagens e Convivência Escolar, tendo como pesquisadora responsável a professora Marilene Proença Rebello de Souza.
O objetivo geral é investigar os principais desafios da aprendizagem e da convivência escolar, a partir de evidências científicas e de práticas inovadoras das Ciências da Educação e da Psicologia Escolar e Educacional e da Sociologia da Violência. O projeto prevê o desenvolvimento de ações interdisciplinares, intersetoriais, interculturais, interseccionais na implementação de políticas públicas, visando a melhoria da qualidade da Educação Básica a partir da articulação com 20 centros de pesquisa de universidades de cinco regiões do Brasil e do exterior (Angola, Argentina, Cuba, França, México e Portugal) além de duas organizações não-governamentais.
Da Secretaria da Educação, 35 servidores participam do projeto. Estes profissionais, que atuam nas equipes do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape) e de diretorias de ensino, vão mobilizar toda a rede na reflexão sobre a convivência escolar.
Políticas curriculares
O Centro de Estudos em Implementação de Políticas Educacionais tem como instituição sede a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV-SP e o professor Ricardo Gomes como pesquisador responsável. O Instituto Unibanco participa deste centro como entidade parceira co-financiadora. Essa possibilidade de articulação entre governo, academia e terceiro setor é uma das inovações dessa modalidade de financiamento da Fapesp.
O projeto vai examinar os processos de implementação das políticas curriculares da rede estadual de ensino, desde a construção de materiais didáticos, a formação docente até a avaliação. A proposta é conhecer a implementação do currículo e propor melhorias, visando impactar positivamente no aprendizado dos alunos e na redução de desigualdades educacionais.
Servidores da Coordenadoria Pedagógica (Coped), da Efape, do gabinete, das diretorias de ensino e das escolas estarão diretamente envolvidos na pesquisa.