• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 25/11/2019
Avisos de Pautas

Secretaria da Saúde e da Educação se unem para mobilização no combate ao Aedes aegypti

De 25 a 30 de novembro, alunos participarão de atividades lúdicas e práticas para ajudar na eliminação do mosquito

As Secretarias da Educação e da Saúde vão montar uma grande força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti. Entre os dias 25 e 30 de novembro, as unidades educacionais desenvolverão ações práticas, incluindo a verificação do ambiente escolar para eliminar potenciais criadouros do inseto, mantendo o espaço “em ordem” para o período de férias.

A ideia é evitar que as águas da chuva fiquem acumuladas durante o recesso escolas, que começa nesta semana.  Irão compor as ações atividades lúdicas, como teatros, gincanas e outras também serão realizadas, com a finalidade de sensibilizar as crianças e adolescentes sobre a importância de eliminar água parada para proteger a população da dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes.

A iniciativas das Secretarias antecede a Semana Estadual de Mobilização contra o mosquito, que ocorre entre 2 e 7 de dezembro e que engajará a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas para um “mutirão” em SP, focado em controlar a proliferação do vetor. “Enfrentar o Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, visando à prevenção contra doenças que podem aumentar no verão, quando as condições climáticas favorecem a proliferação dos mosquitos. ”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Recipientes como pneus, potes descartáveis, garrafas e copos plásticos e pratos de planta são geralmente escolhidos pelo Aedes para depositar seus ovos, que são resistentes a locais secos e podem se manter intactos por vários meses, eclodindo quando entram em contato com a água e tornando-se larvas. Como os ovos não são visíveis a olho nu, a melhor forma de se prevenir é descartar corretamente qualquer recipiente desse tipo.

Em 2019, até 11 de novembro, foram notificados 390.654 casos de dengue, com 256 óbitos. Houve ainda 72 casos de zika e 280 de chikungunya, sem óbitos de ambas as doenças. A dengue é uma doença sazonal, com oscilação de casos e aumento a cada três/quatro anos, em média. Em 2015, por exemplo, SP registrou recorde de infecções, com 709.445 casos e 513 óbitos.

Devido a circulação do sorotipo 2 de dengue, neste ano, mesmo os pacientes que já tiveram dengue tipo 1, por exemplo, estão suscetíveis a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves. “A parceria entre saúde e educação foi fundamental para a campanha de sarampo. Estamos à disposição para seguir a agenda da Saúde e colaborar com esse mutirão”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

Dicas de prevenção

– É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;

– Cuide do seu lixo. Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto;

– Planta com pratinho também é foco do mosquito. Elimine o objeto ou use pratos com encaixe ajustado no vaso;

– Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

– Objetos que acumulam água parada, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais.