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segunda-feira, 25/04/2005
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Secretaria de Educação e Instituto Tomie Ohtake

Parceria propõe discussão sobre a identidade da cidade de São Paulo a partir das diversas etnias que a compõe A Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Tomie Ohtake […]

Parceria propõe discussão sobre a identidade da cidade de São Paulo a partir das diversas etnias que a compõe

A Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Tomie Ohtake firmaram uma parceria que levará a 300 escolas estaduais de Ensino Médio o projeto “Povos de São Paulo – iniciativa que se propõe a incentivar a discussão sobre a identidade da cidade a partir de suas diversas etnias.

A cerimônia foi realizada na última quarta-feira, 20, na Escola Estadual Pedro Alexandrino, na Vila Mazzei, zona norte da capital, com a presença de Sonia Maria Silva, da Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, além de dirigentes, diretores e professores da rede estadual.

 

 

 

 

O projeto prevê a destinação de 800 livros e 300 DVDs para as 300 escolas. O material apresenta 26 videocrônicas de um minuto cada, produzidas por cinco diretores (Dainara Toffoli, Jurandir Müller, Kiko Goifman, Rachel Monteiro, Tatiana Toffoli) e ainda o documentário de 55 minutos “Sonoroscópio Sampa”, que mostra a etnodiversidade paulistana por meio da sonoridade. O manual paradidático é composto de fotos, sugestões de atividades para o professor e ainda referências para o uso didático do material.

“Uma parceria como esta mostra a importância da união entre institutos e a escola pública. Afinal todos nós somos responsáveis pela melhora na qualidade do ensino. O projeto “Povos de São Paulo” apresenta a integração das raças e como essa cidade acolhe tão bem todas”, afirma Sonia Maria Silva, coordenadora da Cenp.

Adriana Cardillo

Fotos: Paulo Cesar