• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/02/2003
Últimas Notícias

Secretaria de Educação inicia a distribuição de 6 mil Kits educativos em escolas estaduais de São Paulo

A Secretaria de Estado da Educação vem beneficiando 3,5 milhões de estudantes por meio do programaPrevenção Também se Ensina e Comunidade Presente, objetivando instrumentalizar educadores das escolas de Ensino Fundamental e […]

A Secretaria de Estado da Educação vem beneficiando 3,5 milhões de estudantes por meio do programaPrevenção Também se EnsinaComunidade Presente, objetivando instrumentalizar educadores das escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual para trabalhar a prevenção ao uso de drogas, violência e às DST/AIDS junto aos seus alunos.

Desde janeiro estão sendo  encaminhados 6 mil “Kits ” para as escolas, por intermédio das 89 Diretorias de Ensino, contendo vídeos e um conjunto de publicações com os dois programas educativos da Secretaria. O material  é apresentado aos diretores, vice-diretores e coordenadores das Diretorias de Ensino e Oficinas Pedagógicas após a realização de uma orientação com técnicos da FDE –Fundação para o Desenvolvimento da Educação- que pode ser intensificada e ampliada durante os dias de planejamento escolar e contemplações das propostas pedagógicas de cada escola.

O trabalho dos educadores com seus alunos é feito dentro do cotidiano escolar, por meio de temas transversais que podem ser incluídos  em trabalhos  de pesquisa, feiras, peças de teatro e principalmente, durante a própria aula. Temas de saúde podem fazer parte das aulas de Biologia e Ciências, assim como o de violência pode ser incluído nas aulas de Língua Portuguesa/Redação.

O programa Comunidade Presente foi  implantado em 1998 para fortalecer, por meio das Diretorias de Ensino,  Associação de Pais e Mestres, Conselhos de Escola e dos Grêmios Estudantis, a interação da escola com a comunidade, promovendo ações eficazes no trato à violência e elucidando a importância da comunidade no processo de resgate da cidadania.

O Prevenção também se ensina, implantado em 1996, foi criado para estabelecer na Rede Estadual de Ensino, um programa de educação continuada que propicie condições para o desenvolvimento da auto-estima dos alunos e do senso de responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva, promovendo a redução do uso de drogas e das DST/AIDS.

A equipe técnica responsável pelo desenvolvimento dos programas participam constantemente de palestras, seminários, congressos e fóruns-presencialmente e  à distância – , além de realizar pesquisas em editoras especializadas, livrarias, bibliotecas e universidades, a fim de atualizar informações e reciclar conhecimentos que sirvam de subsídios para o fortalecimento e acompanhamento dos programas nas Diretorias de Ensino e Oficinas Pedagógicas.

As escolas que não receberam os Kits devem procurar a Diretoria de Ensino da sua região para que a própria Diretoria entre em contato com as equipes técnicas responsáveis, e faça a solicitação.