terça-feira, 26/01/2010

Secretaria de Educação leva dois mil alunos à Campus Party 2010

Alunos são estagiários do Programa Acessa Escola e participarão de oficinas, palestras e conferências sobre novas tecnologias. Secretaria disponibilizará ônibus para levar os estudantes A Secretaria de Estado da Educação […]

A Secretaria de Estado da Educação levará dois mil alunos do Ensino Médio da rede estadual à Campus Party 2010. Os alunos são estagiários do Programa Acessa Escola e participarão de oficinas, palestras e conferências que serão promovidas pelo evento, considerado o maior do mundo voltado a novas tecnologias e entretenimento eletrônico. Um ônibus será disponibilizado pela Secretaria para levar os estudantes até a feira de tecnologia, que acontecerá entre os dias 25 a 31 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, na capital.

“Nossos alunos terão acesso ao que há de mais moderno em termos de tecnologia no mundo. Poderão se atualizar, capacitar e compartilhar informações com outros participantes. Será uma experiência muito rica para formação”, disse o Secretário Paulo Renato Souza.

Serão quatro dias de visita à Campus Party, em grupos de 500 alunos, que terão direito a participar de dois cursos na área de seu interesse. O evento oferece oficinas, palestras e conferências sobre Desenvolvimento, Rede, Segurança, Design, Software Livre, Robótica, Games, Música, Vídeo, Fotografia, Blog, Simulação e Modding.

Desafio Digital do Acessa Escola

Durante a Campus Party 2010, serão abertas as inscrições para o curso EAD/ Desafio Digital, criado pelo Governo do Estado e voltado aos alunos que concluíram o estágio no Programa Acessa Escola e desejam aprofundar o conhecimento técnico adquirido. O objetivo é oferecer a esses estudantes um curso diferenciado para apresentar as oportunidades de carreira na área de Tecnologia da Informação e introduzir os conceitos técnicos por trás das páginas de Web, desenvolvimento de software e Games.

“Com este curso incentivamos os estudantes que têm interesse em continuar a formação profissional. Será uma oportunidade para conhecerem melhor a área e desenvolverem suas habilidades, além de auxiliá-los na escolha da carreira”, disse o secretário Paulo Renato.

Baseado em tecnologias atuais, o curso terá 40 horas e apresentará aos participantes a carreira de desenvolvedor de softwares em três fases, ou três desafios: Desenvolvimento de WebSite; Lógica de Programação através do Simulador de Robô; e Programação de Games. Para avançar à próxima fase ou desafio, o estagiário precisa concluir o desafio anterior, tendo absorvido os conteúdos do material de orientação para cada fase.

Ao final do Desafio Digital, os trabalhos desenvolvidos pelos participantes, trabalhando individualmente ou em duplas, serão avaliados pela coordenação do curso e todos os participantes que alcançarem a pontuação mínima recebem o certificado do Desafio Digital do Acessa Escola.

As inscrições são livres e poderão ser feitas durante a Campus Party no estande do Governo do Estado . Inicialmente, serão oferecidas 500 vagas. O curso começa em março.

Sobre o Programa Acessa Escola

O Acessa Escola é um projeto inovador da Secretaria de Estado da Educação, iniciado em agosto de 2008 com objetivo de transformar as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. Inicialmente foi implantado em escolas da capital, depois na grande São Paulo e agora se encontra em expansão no interior. Atualmente, mais de 1.400 escolas em todo Estado oferecem essas salas de informática, e estão equipadas com mais de 25 mil computadores conectados à rede por banda larga, que já contabilizaram mais de três milhões de acessos. A previsão é que até o final do ano todas as escolas com Ensino Médio Regular do Estado de São Paulo (3.547) contem com salas do Acessa Escola em pleno funcionamento. Serão instalados mais de 64 mil computadores.

O Programa prevê ainda a capacitação profissional de alunos para atuarem como estagiários nessas salas de informática. A capacitação é presencial, com formação online complementar, e compreende três módulos:

Módulo 1 – Integração – boas-vindas aos novatos e apresentação de todo o processo de gestão da sala;

Módulo 2 – Web 2.0, Navegação Segura e e-Gov – no qual o internauta também passa a ser gerador de conteúdo na rede;

Módulo 3 – Rede de Projetos e Rito de passagem. Além de conhecimentos técnicos de informática, a formação inclui noções teóricas e práticas sobre gestão de pessoal e gestão de problemas.

Para estagiar no Programa Acessa Escola, os estudantes devem estar cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio e se inscrever no processo seletivo, que consiste em uma prova que avalia os conhecimentos do candidato em língua portuguesa, matemática, informática e internet. Os aprovados serão contratados para um estágio de 12 meses, período que poderá ser prorrogado apenas uma vez. O tempo mínimo de contrato é de seis meses.

Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). Além de capacitação na área de informática, o Programa oferece aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é realizada anualmente na Espanha desde 1997 e no Brasil desde 2008. O encontro reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores com a finalidade de compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas à área de informática, comunicações e novas tecnologias.

Evento: Campus Party 2010

Data: de 25 a 31 de janeiro

Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, zona sul da capital (a 850 metros do Metrô Jabaquara)