segunda-feira, 11/09/2006

Secretária de Educação prestigia lançamento da Revisteca Abril em escola estadual da Capital

Unidade escolar de Pinheiros é a primeira da rede estadual a ser beneficiada pelo projeto A secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, e o superintendente da Distribuidora Nacional […]

A secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, e o superintendente da Distribuidora Nacional de Comunicações / Grupo Abril (DINAP), Antonio Costa, descerraram nesta segunda-feira, dia 11, às 10 horas, a placa de lançamento da Revisteca Abril na Escola Estadual Alfredo Bresser, em Pinheiros, na Capital. A Revisteca é uma das ações do Projeto Entorno Em Busca de novos leitores, da Fundação Victor Civita.

Também participaram da cerimônia a vice-presidente da Fundação Victor Civita, Cláudia Costin; a titular da Diretoria de Ensino Centro-Oeste, Walkyria Cattani; e o diretor da Escola Estadual Alfredo Bresser, Leontino Farias dos Santos, além de professores e alunos da unidade escolar.

Pioneira

A Escola Estadual Alfredo Bresser é a primeira escola da rede estadual a receber o Revisteca Abril. Atualmente a parceria com o Projeto Entorno beneficia seis escolas da rede municipal. A criação da Revisteca não implicou em nenhum custo para Secretaria de Estado da Educação. Os títulos e todo o suporte foram doados pela Fundação Victor Civita.

Sobre a Escola Estadual Alfredo Bresser

Fundada em 1925 na Rua Fernão Dias, no bairro de Pinheiros, o antigo Grupo Escolar – hoje chamado de Escola Estadual Alfredo Bresser – teve o prédio onde funciona até hoje inaugurado em 1952. A unidade atende atualmente 313 alunos de educação especial e do 1º ciclo do ensino fundamental (1ª a 4ª séries), e conta com videoteca, laboratório de informática, e salas de leitura, tevê e vídeo.

Como funciona

Serão 33 títulos, num total de três exemplares por título. A doação ocorre trimestralmente para 116 bibliotecas. Ao final do evento, os alunos da Escola Estadual Alfredo Bresser ganharão exemplares das revistas Mickey e Donald, já que o objetivo também é criar uma Gibiteca dentro do espaço. A Revisteca, do Projeto Entorno , é a primeira ação de parceria.

O que é o Projeto Entorno

É um projeto de fomento a leitura em sete escolas próximas aos prédios da Editora Abril, nas Marginais Tietê e Pinheiros. O Projeto Entorno foi desenvolvido pela Fundação Victor Civita, em parceria com a Dinap e as Editoras Ática e Scipione e Instituto Verde Escola.

Revisteca Abril

Tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e facilitar o acesso aos exemplares. E m junho de 2006, o projeto completou um ano. A meta para 2007 é atender trezentas bibliotecas.  A Revisteca está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Em São Paulo, 100 bibliotecas foram atendidas por meio de uma parceria entre a Secretaria do Estado da Cultura e a Unesco.

Todas as bibliotecas criaram um espaço exclusivo para leitura de revistas que, assim como os livros, ficam disponíveis para consulta. Entre os principais títulos, destacam-se: Veja; Mundo Estranho; Recreio; Guia do Estudante; Bons Fluidos; Superinteressante; Viagem e Turismo; Exame; Você S/A; Witch; Capricho; Bravo e Claudia, entre outros.

A Fundação Victor Civita

Em setembro de 1985, Victor Civita abriu as portas da fundação que leva seu nome. Em março de 1986, publicou a edição número um da Revista NOVA ESCOLA. Ao longo de quase duas décadas de história, a Fundação consolidou o sucesso de NOVA ESCOLA e ampliou suas atividades, sem perder o foco no suporte aos mais de 2 milhões de professores do ensino fundamental do País. Na Fundação Victor Civita trabalham 45 profissionais, entre educadores, jornalistas, artistas gráficos, publicitários e pessoal administrativo.