terça-feira, 17/12/2002

Secretaria de Educação reúne 20 mil pessoas na maior formatura do País

7 mil professores de 1ª a 4ª séries terão licenciatura plena em Magistério No próximo dia 18 de dezembro, quarta-feira, 20 mil pessoas participarão da maior formatura do País. A […]

7 mil professores de 1ª a 4ª séries terão licenciatura plena em Magistério

No próximo dia 18 de dezembro, quarta-feira, 20 mil pessoas participarão da maior formatura do País. A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo se antecipou à Lei de Diretrizes e Bases (LDB),- que exigirá formação universitária de todos os professores de 1ª a 4ª séries até 2006, e está formando 7 mil professores da rede estadual de ensino.

A cerimônia de formatura acontecerá simultaneamente na capital e nas cidades de Santos, Bauru e Jundiaí. O jornalista, Cunha Junior, da TV Cultural, ancorará a transmissão do Ginásio do Ibirapuera, que será feita via satélite e poderá ser acompanhada via intranet nos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAMs), por meio da Rede PEC e pela internet no endereço: http:/cdn.mediaibox.com.br/pec. O patrono da formatura será o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, será o anfitrião.

O Programa PEC – Formação Universitária foi uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação para oferecer, gratuitamente, um curso superior aos seus professores. Como os profissionais já tinham a experiência, o curso foi desenvolvido num formato diferenciado, mais rápido (18 meses) e utilizando novas tecnologias educacionais como videoconferências, teleconferências e internet. Além disso, os professores-alunos contaram com aulas presenciais nos CEFAM´s, com trabalhos monitorados, vivências educativas e oficinas culturais.

As aulas eram ministradas por docentes das três maiores universidades do País: USP, UNESP e PUC /SP, nos 46 CEFAMs – Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério -, distribuídos em 34 pontos em todo o Estado. A gestão do projeto ficou sob o encargo da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Todos os professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental que não possuíam curso superior puderam se inscrever.

Ampliação da Rede PEC para os Municípios

Após o sucesso alcançado pelo projeto, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, em parceria com a UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo resolveu ampliar o Programa de Formação Universitária para os municípios. Assim como acontece no Estado, o programa é destinado a professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e Educação Infantil com formação em nível médio.

Considerado um modelo de programa educacional por secretários municipais de educação, o PEC-Formação Universitária já se estendeu aos quadros de professores de algumas prefeituras paulistas. Até o momento, 88 municípios do Estado já aderiram ao Programa com a participação de cerca de 5.500 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O PEC/Municípios utiliza a mesma metodologia do PEC Estadual e sua estrutura física é composta por 101 unidades escolares, distribuídas pelas várias regiões do Estado. Cada uma abriga até 20 alunos, divididos em três turmas de, no máximo, 40 professores-alunos. Os docentes fazem parte de equipes da USP, Unesp e PUC de São Paulo, que se utilizam do curso formatado para o Estado.

Os ambientes de aprendizagem e o equipamento para a transmissão e recepção das aulas foram cedidos pela Secretaria da Educação à União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime).

As atividades do PEC-Município também estão baseadas em mídias interativas, com aulas presenciais e desenvolvidas com o acompanhamento de um professor-tutor. O aluno-professor ainda tem oportunidade de interagir com outros docentes das universidades em: videoconferências, teleconferências, trabalhos monitorados on-line, vivências educadoras, estudos independentes e nas pesquisas programadas.

O PEC/Municípios deve formar os professores no prazo de dois anos. A primeira etapa da capacitação teve início no dia 9 de dezembro, com o módulo de informática.

Formatura Simultânea

Data: 18 de dezembro

Locais:

São Paulo – Ginásio Geraldo José de Almeida

Rua Manoel da Nóbrega, 1.361 – Ibirapuera

Santos – SESC

Rua Conselheiro Ribas, 136

Jundiaí – Conjunto Poliesportivo Municipal Dr. Nicolino de Luca

Rua Rodrigo Soares de Oliveira, s/n – Anhangabaú

Bauru – Ginásio “Panela de Pressão”

Rua Benedito Eleutério, Vila Falcão