quarta-feira, 26/03/2003

Secretaria de Estado da Educação dá início à Coleta do Censo Escolar 2003

Levantamento acontece a partir do dia 26 de março e deve abranger cerca de 23 mil escolas e 10 milhões de estudantes no Estado de São Paulo A Secretaria do […]

A Secretaria do Estado de Educação de São Paulo inicia o processo de coleta de dados através do Censo Escolar 2003 envolvendo todas as 89 Diretorias de Ensino. O Censo vai atender dentro do Estado de São Paulo, aproximadamente, 3,5 milhões de matrículas e 10 mil escolas da rede municipal, 5,7 milhões de alunos e 6 mil escolas da rede estadual e 1,6 milhões de alunos e 7 mil escolas particulares.

Todos os anos, a última quarta-feira do mês de março é conhecida como “O Dia Nacional do Censo MEC”. É reservada como data de referência e instituída pela portaria do MEC, nº 1.496 de dezembro de 1995, para informar a situação da escola, registrando nos questionários os dados de matrícula e dos docentes existentes no ensino fundamental e médio, na educação infantil e especial, além da educação de jovens e adultos e na educação profissional.

O processo de distribuição e coleta de dados educacionais, em todas as escolas públicas e particulares, bem como o processamento de informação é realizado no Estado de São Paulo pela Secretaria que alimenta o SIEd – Sistema Integrado de Informações Educacionais (módulo regional e municipal).

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), o objetivo do Censo é obter informações atualizadas sobre o sistema educacional, fornecendo elementos concretos para embasar a proposição  de novos projetos e contribuir para a eficiência dos programas e ações do governos federal, estaduais e municipais.

Com base nestas informações e estatísticas, os Estados são diretamente beneficiados com recursos para as escolas destinados à merenda escolar, livro didático, Fundo de Desenvolvimento, manutenção do Ensino Fundamental e valorização do Magistério. Além do mais, esses dados constituem relevante instrumento de gestão e avaliação da educação no nosso país.

O Aluno

O Censo Escolar é anual e colhe informações sobre o número de alunos matriculados por turma, sexo e idade, e por nível de ensino, nível de formação dos professores e caracterização física das escolas de todas as modalidades de educação – situação da infra–estrutura. Coleta também o número de alunos que foram aprovados, reprovados ou que abandonaram a escola, afastados por transferência e os aprovados com ou sem dependência.

Neste sentido, a Secretaria participa por meio de atualização e alimentação dos seus dados junto ao SIEd, que reúne informações de todos os níveis e modalidades da educação, a partir dos quais são  elaborados indicadores educacionais e parâmetros de avaliação da educação básica, que subsidiam as atividades de planejamento e gerenciamento executadas pelos diversos agentes da área educacional.

Paola Martins