• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/02/2007
Últimas Notícias

Secretaria de Estado da Educação lança Programa Viva Japão

Iniciativa tem por objetivo discutir a história da Imigração Japonesa Colocar o aluno em contato com outras culturas, ampliar conhecimentos e prepará-lo para atuar, de forma consciente, no mundo globalizado. […]

Iniciativa tem por objetivo discutir a história da Imigração Japonesa

Colocar o aluno em contato com outras culturas, ampliar conhecimentos e prepará-lo para atuar, de forma consciente, no mundo globalizado. Este é o principal objetivo do Programa Viva Japão, que será lançado nesta terça-feira, dia 27, às 10 horas, no salão nobre da Secretaria de Estado da Educação. A cerimônia contará com a secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos; Hiromi Tani, do Centro Brasileiro de Língua Japonesa; e Sussumu Miyao, representante do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.

O objetivo do Programa é desenvolver atividades pedagógicas que permitirão a vivência da cultura japonesa, e ainda, a sensibilização de alunos e educadores da rede estadual para a importância de aprofundar conhecimentos sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nesses últimos 100 anos. A iniciativa também deve incentivar a pesquisa, o conhecimento, a criatividade e vivência de assuntos relacionados ao Japão e aos imigrantes japoneses no Brasil, com ênfase para o Estado de São Paulo.

Mais sobre o Viva Japão

O programa pretende ainda sensibilizar alunos e professores para a importância do relacionamento entre Brasil e Japão – incluindo o passado, o presente e o futuro – realizar atividades que envolvam as comunidades locais, e promover o resgate de conhecimentos de familiares e grupos nipônicos existentes no entorno da escola. E mais: ampliar o intercâmbio com a rede estadual de São Paulo junto à comunidade de japoneses que vive no Brasil, viabilizar a participação dos alunos e comunidade escolar da rede estadual na comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Em sala de aula

Os temas a serem trabalhados em sala de aula contemplam aspectos da cultura, tradições, história e língua japonesas. Serão enfocadas também as contribuições do Japão nas áreas de educação, tecnologia, agricultura e mercado de trabalho, e os temas relacionados com a história da participação do Japão no cenário brasileiro receberão destaque especial.

Ensino Fundamental

O Projeto Pedagógico da escola deverá incluir um conjunto de atividades (pesquisa e prática) a serem desenvolvidas ao longo do ano, de forma interdisciplinar. O Ciclo I inclui brincadeiras, cantos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão, tais como:

Origami (dobraduras em papel), Takô (confecção de pipas), cantos infantis e outras brincadeiras do Japão; Oficinas de histórias sobre lendas e mitos japoneses, entre outras. Já o Ciclo II reúne atividades de saúde e lazer, tais como: Alimentação e culinária, medicina e terapias tradicionais do Japão, artes marciais, esportes (beisebol, golfe, tênis de mesa e outros), jogos eletrônicos (games), Mangá, Animê, karaokê, turismo, festas e cerimônias tradicionais.

Ensino Médio

O Projeto Pedagógico da escola deverá contemplar um conjunto de atividades a serem desenvolvidas durante o ano em torno do tema “Qualificação para o Trabalho no Brasil Atual”. A proposta é envolver as diversas disciplinas curriculares na pesquisa, documentação e sistematização de informações que dêem aos alunos a chance de conhecer diferentes áreas de trabalho no mercado brasileiro atual. Vale lembrar que a contribuição da colônia japonesa neste setor é expressiva, principalmente em áreas como agricultura, tecnologia, artes, e indústrias (automobilística, siderúrgica, eletroeletrônica e de implementos agrícolas) além de bancos, serviços (turismo, hotéis, restaurantes, estética e beleza) entre outros.

Parcerias

O Programa inclui parcerias de natureza financeira e técnica: entidades culturais, empresas, ONGs, órgãos da Administração Estadual e unidades de representação diplomática, que apoiarão as atividades regionais e centrais. Na área técnica, os parceiros poderão contribuir com os conteúdos do Programa: participação de especialistas, fornecimento de materiais de pesquisa, visitas a locais de interesse, bolsas-estágio e outros recursos que incentivem os alunos e enriqueçam os trabalhos a serem produzidos.