terça-feira, 05/05/2009

Secretaria define datas do Saresp 2009

Provas da educação estadual acontecem entre 10 e 12 de novembro A Secretaria de Estado da Educação definiu as datas para aplicação do Saresp 2009, avaliação estadual de alunos. As […]

Provas da educação estadual acontecem entre 10 e 12 de novembro

A Secretaria de Estado da Educação definiu as datas para aplicação do Saresp 2009, avaliação estadual de alunos. As provas acontecem nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Os resultados do exame implicam diretamente no Idesp, índice estipulado para cada escola do governo do Estado que calcula o bônus dos professores da rede. A novidade deste ano é que o Saresp terá a participação de alunos das redes municipais e privadas de ensino.

A avaliação é aplicada aos alunos das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º,7º e 9º.

Escolas municipais e particulares de todo o Estado também podem participar do Saresp, por adesão, permitindo uma avaliação integrada, que possibilita comparação dos resultados entre as três redes de ensino. As unidades municipais que aderirem à avaliação terão os custos pagos pelo Estado.

As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série (veja quadro abaixo). Só na rede estadual, o Saresp deve atingir 2 milhões de alunos em 5.300 escolas.

Para participar do Saresp as escolas municipais e particulares devem preencher os documentos de adesão que serão disponibilizados no site da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br) a partir da segunda quinzena de maio. O prazo para adesão termina em 31 de junho.

Como será a aplicação do Saresp

10/11

2ª série do EF – Língua Portuguesa

4ª, 6ª, 8ª séries do EF e 3º ano do EM – Língua Portuguesa e Redação