terça-feira, 17/06/2008
Concursos

Secretaria define datas para concursos de supervisores e secretários de escola: 3 e 17 de agosto

236 mil pessoas se inscrevem para 2.917 vagas, com salários iniciais de R$ 921 a R$ 2.400 A Secretaria de Estado da Educação definiu as datas para provas dos concursos para supervisores e para secretários de escola. São 2917 vagas. As datas serão, respectivamente, em 3 e 17 de agosto. Cerca de 236 mil pessoas […]

236 mil pessoas se inscrevem para 2.917 vagas, com salários iniciais de R$ 921 a R$ 2.400

A Secretaria de Estado da Educação definiu as datas para provas dos concursos para supervisores e para secretários de escola. São 2917 vagas. As datas serão, respectivamente, em 3 e 17 de agosto.

Cerca de 236 mil pessoas se inscreveram para as vagas_ 206 mil para secretário de escola e 30 mil para supervisor. São 372 vagas de supervisores com salários iniciais de R$ 2.400 e 2.545 cargos de secretários de escola com salários iniciais de R$ 921,86.

O supervisor de ensino tem a função de analisar os indicadores educacionais das escolas, além de integrar as unidades com a Diretoria de Ensino. Os supervisores visitam regularmente as escolas e auxiliam na aplicação dos projetos da Secretaria. O Secretário de Escola exerce a coordenação das atividades nas secretarias das escolas e atua para integrar as equipes.

“São cargos importantes, que vão reforçar as escolas estaduais. No total, cerca de 60 mil vagas criadas em pouco mais de oito meses pela Secretaria. Mostra que o governo do Estado vem reforçando o atendimento às crianças e adolescentes”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Para mais informações, os candidatos podem se informar pelo telefone (011) 3146-2777, de segunda a sexta-feira – dias úteis, das 8h30 às 17h30.

Atribuições

Secretário de escola

1. Exercer a coordenação das atividades concernentes à secretaria da escola;

2. Conhecer e aplicar os princípios e normas que regem a administração escolar;

3. Desempenhar as ações e competências previstas na legislação pertinente ao cargo;

4. Articular ações, integrar a equipe, fortalecer autonomia e responsabilidade dos que trabalham na secretaria, desenvolvendo a cultura de participação e de transparência;

5. Conhecer as normas e procedimentos relativos à escrituração da vida escolar dos alunos e à regularização da vida funcional dos servidores da escola, mantendo atualizados os sistemas de informação da Secretaria da Educação;

6. Participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação da Proposta Pedagógica da escola;

7. Elaborar e providenciar a divulgação de editais, comunicados e instruções relativas às atividades escolares;

8. Dominar conhecimentos de redação oficial para elaborar e instruir expedientes, fundamentando o parecer conclusivo na legislação específica e dando o correto encaminhamento.

9. Contribuir para a integração escola-comunidade

Supervisor

1- Analisar os indicadores educacionais das unidades escolares e da Diretoria de Ensino buscando alternativas para a solução dos problemas específicos de cada nível/etapa e modalidade de ensino, propostas para melhoria do processo ensino-aprendizagem e da gestão das escolas e Diretoria.

2- Participar da construção e implementação do plano de trabalho da Diretoria de Ensino.

3- Compatibilizar os programas e projetos das diferentes áreas no âmbito das escolas da Diretoria de Ensino.

4- Efetuar regularmente visitas às unidades escolares e participar de reuniões com os membros da Equipe Escolar, buscando, em parceria com os mesmos, as formas mais adequadas de aprimoramento do trabalho escolar e a consolidação da identidade escolar.

5- Identificar as necessidades de formação continuada da Equipe Escolar das escolas estaduais, procurando, de forma articulada, subsidiar o trabalho desenvolvido pela oficina pedagógica e professores – coordenadores.

6- Manter as unidades escolares devidamente informadas sobre as diretrizes e orientações dos órgãos centrais da Secretaria da Educação.

7- Acompanhar e subsidiar o diretor da escola na identificação das necessidades gerais da escola.

8- Acompanhar o funcionamento das escolas verificando a observância das normas legais pertinentes.