• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/12/2008
Últimas Notícias

Secretaria divulga gabaritos de provas para professores temporários

São 1 gabarito para provas 1ª a 4ª e 13 gabaritos para disciplinas de 5ª a 8ª e de Ensino Médio A Secretaria de Estado da Educação liberou os gabaritos […]

São 1 gabarito para provas 1ª a 4ª e 13 gabaritos para disciplinas de 5ª a 8ª e de Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação liberou os gabaritos das provas destinadas a professores temporários ( veja abaixo ), aplicadas ontem, 17 de dezembro, em todo o Estado. Cerca de 212 mil participaram da avaliação.

São 14 gabaritos: um para prova de ciclo 1 (1ª a 4ª série) do Ensino Fundamental e 13 para ciclo 2 (5ª a 8ª série) do Fundamental e Ensino Médio. Dos 212 mil inscritos para a prova, 112 mil são de fora da rede estadual – 100 mil já dão aulas em escolas estaduais.

Pela primeira vez há uma prova na rede estadual que conta pontos, já que até este ano a escolha de aula era baseada apenas em tempo de serviço e títulos. Agora os três critérios são válidos – tempo de serviço e prova têm o mesmo peso.

Quem não participou da prova ficará fora da rede no próximo ano, pois a lista de classificação será usada para a atribuição e para qualquer contratação de professores durante o ano.

A classificação terá prazo de um ano. Os temporários atribuem aulas depois dos cerca de 130 mil professores efetivos. Com 25 questões (testes – cada um valendo 3,2 pontos), a prova vale 80 pontos no total, o mesmo peso do tempo de serviço. Os títulos (mestrado e doutorado, por exemplo) valem outros 20 pontos, podendo-se chegar ao total de 180 pontos.

A prova teve como base a Proposta Curricular do Estado, já implantada pela Secretaria neste ano de 2008 Com isso, a Secretaria especifica uma forma de verificar quais professores estão mais aptos nos conteúdos de suas disciplinas.

Os inscritos puderam escolher até duas disciplinas para a prova – seguindo sua aptidão. Por exemplo: professores que desejam dar aulas de matemática e química participaram de provas destas duas disciplinas, sendo averiguadas o conteúdo curricular nestas disciplinas. Os professores de ciclo 1 (1ª a 4ª do Ensino Fundamental) tiveram prova diferente porque dão aulas de todas as disciplinas.

A classificação (juntando prova, tempo de serviço e títulos) será por Diretoria de Ensino e definirá quem irá escolher antes as aulas disponíveis nesta respectiva região.

Em 2009 a Secretaria iniciará os concursos para preenchimento de 75 mil cargos destinados a professores efetivos, com carga de 10 horas semanais.

* CLIQUE AQUI E CONFIRA O GABARITO