Diário Oficial do Estado publicará aprovados para 2917 vagas
A Secretaria de Estado da Educação publica neste sábado, 18 de outubro, as listas de aprovados a 372 vagas para supervisor de ensino e 2.545 vagas para secretários de escola. No total são 2.917 vagas.
Além dos aprovados (os melhores colocados), a lista traz todos os classificados. Para supervisores, que têm remuneração inicial de R$ 2.400, são 4.273 pessoas classificadas. Para secretários, 4.717 – remuneração inicial de R$ 921,86.
Cerca de 160 mil pessoas se inscreveram para o concurso de secretários – outros 24 mil para o de supervisor. Os aprovados agora devem esperar convocação da Secretaria para escolha do local de trabalho, ante a uma lista de escolas com vagas disponíveis. A prioridade será daqueles com melhor classificação.
“É um reforço para o atendimento aos nossos alunos, para o bom andamento das escolas estaduais. São duas funções importantes, que estamos complementando em todo o Estado”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Os secretários de escola e os supervisores são fundamentais para o bom funcionamento das unidades estaduais. Os novos complementarão o quadro hoje existente. Em um primeiro momento a Secretaria divulgou a lista dos candidatos que superaram a nota estabelecida e, portanto, foram aprovados no concurso. Os aprovados tiveram de se dirigir à Diretoria Regional de Ensino de sua opção (indicada na inscrição) para apresentar títulos. Mediante a apresentação de cursos e especializações foi montada uma nova lista de classificados, agora divulgada.
Atribuições do supervisor
1- Analisar os indicadores educacionais das unidades escolares e da Diretoria de Ensino buscando alternativas para a solução dos problemas específicos de cada nível/etapa e modalidade de ensino, propostas para melhoria do processo ensino-aprendizagem e da gestão das escolas e Diretoria.
2- Participar da construção e implementação do plano de trabalho da Diretoria de Ensino.
3- Compatibilizar os programas e projetos das diferentes áreas no âmbito das escolas da Diretoria de Ensino.
4- Efetuar regularmente visitas às unidades escolares e participar de reuniões com os membros da Equipe Escolar, buscando, em parceria com os mesmos, as formas mais adequadas de aprimoramento do trabalho escolar e a consolidação da identidade escolar.
5- Identificar as necessidades de formação continuada da Equipe Escolar das escolas estaduais, procurando, de forma articulada, subsidiar o trabalho desenvolvido pela oficina pedagógica e professores – coordenadores.
6- Manter as unidades escolares devidamente informadas sobre as diretrizes e orientações dos órgãos centrais da Secretaria da Educação.
7- Acompanhar e subsidiar o diretor da escola na identificação das necessidades gerais da escola.
8- Acompanhar o funcionamento das escolas verificando a observância das normas legais pertinentes.
Atribuições de secretário de escola
1. exercer a coordenação das atividades concernentes à secretaria da escola;
2. conhecer e aplicar os princípios e normas que regem a administração escolar;
3. desempenhar as ações e competências previstas na legislação pertinente ao cargo;
4. articular ações, integrar a equipe, fortalecer autonomia e responsabilidade dos que trabalham na secretaria, desenvolvendo a cultura de participação e de transparência;
5. conhecer as normas e procedimentos relativos à escrituração da vida escolar dos alunos e à regularização da vida funcional dos servidores da escola, mantendo atualizados os sistemas de informação da Secretaria da Educação;
6. participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação da Proposta Pedagógica da escola;
7. elaborar e providenciar a divulgação de editais, comunicados e instruções relativas às atividades escolares;
8. dominar conhecimentos de redação oficial para elaborar e instruir expedientes, fundamentando o parecer conclusivo na legislação específica e dando o correto encaminhamento.
9. contribuir para a integração escola-comunidade