• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 04/10/2007
Últimas Notícias

Secretaria e ONU reúnem amanhã 450 alunos estaduais para discutir problemas mundiais

Estudantes da Grande São Paulo participam de evento com Organização das Nações Unidas Uma experiência única na vida de 450 estudantes de escolas estaduais irá ocorrer a partir de amanhã, […]

Estudantes da Grande São Paulo participam de evento com Organização das Nações Unidas

Uma experiência única na vida de 450 estudantes de escolas estaduais irá ocorrer a partir de amanhã, 5 de outubro, às 18h. A Secretaria de Estado da Educação reunirá este grupo, de escolas da periferia da Grande São Paulo, com representantes indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU), para discussão de problemas que afetam todo o mundo. É o Global Classrooms, evento da ONU que ensina e discute sobre os problemas mundiais: pobreza, conflitos armados, proteção de refugiados e meio ambiente.

Por oito meses estes 450 alunos da rede estadual de ensino pesquisaram e aprenderam em sala de aula sobre estes temas. Agora apresentarão trabalhos para os membros da ONU. Além da secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, estará presente o embaixador brasileiro para assuntos internacionais na ONU, Jadiel de Oliveira.

O principal objetivo do projeto é cultivar a liderança e o estudo do aluno, assim como as habilidades para a vida adulta e as atitudes necessárias para participação ativa na sociedade. Os alunos serão divididos por “comissões” (relações internacionais, meio-ambiente, saúde, entre outras) e, assim, discutirão os problemas. Este é o formato das reuniões da ONU.

“É um evento extremamente importante. Trata-se de oportunidade especial para os alunos, sobretudo os da periferia da Capital, entenderem melhor as implicações do processo de globalização e poder visualizar sua inserção no mundo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Para que os alunos ficassem “antenados” nas questões mundiais, a Secretaria capacitou seus educadores. Encontros de orientação aconteceram com cerca de cem professores de História, Geografia, Português e Inglês, além de voluntários da Associação Nacional Nações Unidas – Brasil (Anubra), uma ONG que tem permissão da ONU para fechar a parceria com a Secretaria.

“A preparação dos professores foi fundamental. Eles despertaram o interesse pelos temas mundiais nos alunos, que obtiveram ganho de rendimento”, comenta a professora Maria Margarete dos Santos, responsável pelo acompanhamento pedagógico da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), órgão da Secretaria. Coube aos professores selecionar os melhores candidatos para a etapa final do projeto: uma conferência seguindo todos os protocolos utilizados pela ONU.

O ponto alto do Global Classrooms será em 2008, quando cinco alunos da rede pública terão a chance de viajar para Nova York, com o apoio dos patrocinadores, para conhecer de perto o trabalho realizado pela Organização das Nações Unidas.