quinta-feira, 30/10/2008

Secretaria encerra hoje, sexta-feira, inscrições para bolsa mestrado e doutorado

Benefício de R$ 790 será concedido por 24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado A Secretaria de Estado da Educação encerra hoje, sexta-feira, 31 de outubro, o período […]

A Secretaria de Estado da Educação encerra hoje, sexta-feira, 31 de outubro, o período de inscrições para bolsa mestrado e doutorado. Todos os cerca de 130 mil professores efetivos, 5.500 diretores e 1.200 supervisores da rede estadual ainda podem se inscrever, desde que seguidas as regras do programa.

O projeto da Secretaria de Estado da Educação, chamado Bolsa Mestrado, dará R$ 790 por mês a professores selecionados para ganhar qualificação. A Secretaria determinou que anualmente as inscrições ocorram em maio, junho, novembro e dezembro_ excepcionalmente neste ano são de 1º a 31 de outubro.

Todos os educadores da rede estadual que estiverem matriculados em cursos de especialização como mestrado ou doutorado podem concorrer, desde que outras regras sejam seguidas: não pode haver acúmulo de cargo ou recebimento de outro tipo de incentivo por meio de bolsa (de qualquer órgão). Os interessados devem ter projeto aprovado pela universidade, na área de sua atuação na rede estadual (por exemplo, estatística para professores de matemática), e pela Secretaria. É preciso ser membro do Quadro do Magistério e ser efetivo e estável (ter passado pelo estágio probatório). É preciso estar distante de aposentadoria cinco ou nove anos, para mestrado ou doutorado, respectivamente.

“Queremos que o resultado chegue aos alunos. A melhoria da aprendizagem passa pela capacitação e pelo incentivo ao estudo dos professores. Temos uma clara política de valorização do professor”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O cadastramento ocorre via internet, com link no site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br . O candidato tem de formalizar sua inscrição encaminhando sedex ou indo pessoalmente à Diretoria de Ensino de sua escola. Será preciso apresentar: cópia da ficha cadastral preenchida na internet, cópia de RG e CPF, cópia do último holerite, declaração de tempo de efetivo e distância da aposentadoria, declaração de horários de trabalho e local de exercício, declaração da instituição de ensino superior que o curso é reconhecido pela Capes, declaração de aprovação no processo da instituição de ensino e cópia do termo de compromisso disponível no site.

Inicialmente são 700 vagas disponíveis. O tempo dedicado pelo servidor ao mestrado ou doutorado deve ser mantido em seguida na rede estadual: se o professor, por exemplo, estudar por dois anos, deve ficar na rede por pelo menos dois anos após a conclusão. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) avaliará os projetos dos candidatos.

O servidor que conseguir o benefício deve concluir o mestrado em até 24 meses, prorrogáveis por mais seis. A bolsa de doutorado tem a validade de 48 meses, prorrogáveis por mais seis.

Saiba mais

Quem pode participar: todos os educadores efetivos da rede que estiverem matriculados em cursos de especialização como mestrado ou doutorado

Datas de inscrição : neste ano – até 31 de outubro; próximos anos – maio, junho, novembro e dezembro

Valor da bolsa: R$ 790

Número de vagas: inicialmente, 700

Tipos de bolsas: mestrado e doutorado

Condições: não pode haver acúmulo de cargo ou recebimento de outro tipo de incentivo por meio de bolsa (de qualquer órgão).

Prazo do benefício: 24 meses, prorrogáveis por mais seis, para mestrado; 48 meses, prorrogáveis por mais seis, para doutorado

Como se inscrever : pelo site www.educacao.sp.gov.br . O candidato também terá de formalizar sua inscrição encaminhando sedex ou indo pessoalmente à Diretoria de Ensino de sua escola.

Documentação: cópia da ficha cadastral preenchida na internet, cópia de RG e CPF, cópia do último holerite, declaração de tempo de efetivo e distância da aposentadoria, declaração de horários de trabalho e local de exercício, declaração da instituição de ensino superior que o curso é reconhecido pela Capes, declaração de aprovação no processo da instituição de ensino e cópia do termo de compromisso disponível no site.