• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/01/2005
Últimas Notícias

Secretaria Estadual da Educação amplia número de bolsas do Programa Escola da Família

O início de um novo ano sempre traz expectativas de mudanças. Por isso, o Programa Escola da Família, recorde de público e de realização de atividades, apresenta sua novidade para […]

O início de um novo ano sempre traz expectativas de mudanças. Por isso, o Programa Escola da Família, recorde de público e de realização de atividades, apresenta sua novidade para este ano: o aumento do número de bolsas para universitários de 25 mil para 30 mil.

Destas bolsas, 9.476 estão em aberto, sendo as 5 mil novas vagas e 4.476 remanescentes da seleção anterior (em função do término de curso dos bolsistas).

A Secretaria de Estado da Educação começa a receber nesta segunda-feira, dia 3 de janeiro, inscrições de interessados para as vagas existentes. Basta acessar o site www.escoladafamília.sp.gov.br e se cadastrar. O prazo se encerra no dia 16 de janeiro.

Para se candidatar a uma das bolsas é necessário: ter concluído o Ensino Médio na rede estadual paulista (onde deve ter estudado no mínimo os três anos), estar regularmente matriculado em curso de graduação de Instituição Privada de Ensino Superior (conveniada com o Programa), não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior, ter interesse e disponibilidade para participar de atividades do Programa, totalizando 16 horas para o desenvolvimento das atividades aos finais de semana junto às escolas públicas estaduais.

A Secretaria de Educação paga 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, enquanto a universidade/faculdade parceira cobre o restante. Em contrapartida, o bolsista atua aos finais de semana nas escolas estaduais desenvolvendo atividades e monitorando as oficinas.

“Além de oferecermos um espaço de convivência e lazer para a comunidade do entorno escolar, integrando pais, filhos e educadores, estamos criando oportunidade para milhares de jovens continuarem seus estudos dentro da política pública de inclusão social do Governo Alckmin.

O sucesso do Programa é facilmente comprovado pelos números. Após um ano e quatro meses de funcionamento o Escola da Família já bateu todos os recordes: mais de 82,5 milhões de participações e mais de 4 milhões atividades desenvolvidas até novembro de 2004”, explica o secretário da Educação, professor Gabriel Chalita.

O resultado da classificação dos candidatos está previsto para o dia 26 de janeiro. O site do Programa explica passo a passo como se cadastrar e depois, no caso de selecionado, quais os documentos a serem apresentados.

“É muito bom já começar um novo ano ampliando o acesso às bolsas de estudos. Isto significa um crescimento do Programa e mostra o quanto ele tem dado certo. As atividades serão retomadas no dia 15 de janeiro e em fevereiro o nosso time de educadores universitários estará reforçado com mais estes 5 mil bolsistas”, avisa a coordenadora executiva do Programa, professora Cristina Cordeiro.

O Programa Escola da Família

O Programa é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, Instituto Ayrton Senna, Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário e mais 313 instituições de ensino superior conveniadas. Lançado em agosto de 2003, o Escola da Família tem por objetivo abrir as portas das escolas estaduais (5.306) aos finais de semana oferecendo atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação profissional para alunos, pais, professores e comunidade do entorno escolar.

Para realizar as atividades, o Programa conta com educadores profissionais (professores da rede estadual), educadores universitários (bolsistas), diretores e vice-diretores de escola, coordenadores de área e voluntários (que já somam mais de 30 mil em todo o Estado).

Nas escolas estaduais é possível encontrar nos finais de semana atividades como dança de salão, oficinas de artesanato, jogos esportivos e cursos rápidos de informática, panificação, enfim, milhares de oportunidades.

Informações sobre a escola mais próxima da sua residência ou sobre o Programa também podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Secretaria de Educação: ( 08007700012).

Wania Torres