Nos dias 18, 19 e 20 de novembro acontece a segunda fase da capacitação de técnicos e educadores da Secretaria de Estado da Educação em Educação Indígena, no auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.
Trata-se de uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Ministério da Educação/MEC e Universidade de São Paulo/USP que tem como meta qualificar 121 profissionais entre dirigentes, supervisores, assistentes técnicos pedagógicos e coordenadores pedagógicos das 10 Diretorias de Ensino que jurisdicionam escolas em aldeias indígenas, secretários municipais de cidades que possuem aldeias indígenas e técnicos de vários setores da Secretaria da Educação.
Entre os principais objetivos do encontro estão: proporcionar uma reflexão sobre a inclusão das escolas localizadas nas terras indígenas no sistema de ensino do Estado ou em parceria com os municípios; discutir as mudanças legais e administrativas na última década; assegurar a especificidade de um novo modelo de educação para a população indígena pautada pela interculturalidade e pelo bilingüismo; qualificar os agentes governamentais e atores pedagógicos envolvidos no processo de institucionalização da escola indígena e fortalecer o convívio harmônico entre os demais segmentos da sociedade brasileira e a comunidade indígena.
Os temas desenvolvidos durante a segunda fase da capacitação dizem respeito aos fundamentos pedagógicos e legais da Educação Indígena. As atividades compreendem palestras e oficinas conduzidas por professores especialistas na área, atividades no Museu de Arqueologia e Etnologia/MAE, da USP, exibição de filmes da série “Índios do Brasil” e debates.
A capacitação ocorre em duas fases, num total de 32 horas. A primeira fase aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de novembro e discutiu temas referentes aos fundamentos antropológicos e lingüísticos da Educação Indígena.
Programação da Fase 2
Dia 18.11.02
8 horas Palestra Prof. Dr. Márcio D’Olne Campos – doutor em Física, com
especialização em antropologia
10 horas Café
10h15 Continuação das atividades
12 horas Almoço
13 horas Continuação da palestra com o Prof. Dr. Márcio D’Olne Campos
14h30 Café
14h45 Continuação das Atividades
17 horas Encerramento
Dia 19.11.02
8 horas Palestra Profa. Dra. Sandra Lacerda Campos – mestra em
antropologia cultural da USP
10 horas Café
10h15 Continuação das Atividades
12 horas Almoço
13 horas Palestra Prof. Ubiratã Araújo – mestre em antropologia cultural
pela USP
14h30 Café
14h45 Continuação das Atividades
17 horas Encerramento
Dia 20.11.02
Turma A – Auditório
8 horas Palestra Prof. Ubiratã Araújo
10 horas Café
10h15 Continuação das Atividades
12 horas Almoço
13 horas Palestra Prof. Dr. Sílvio Luís de Oliveira – doutor em comunicação
social
14h30 Café
14h45 Continuação das Atividades
17 horas Encerramento
Turma B – Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE da USP
9 horas Atividades no MAE com a Profa. Dra. Sandra Lacerda Campos
10h30 Café
12 horas Almoço
13 horas Visita à exposição do Museu
14h30 Café
14h45 Continuação das Atividades
17 horas Encerramento