quinta-feira, 27/03/2003

Secretaria Estadual inicia os Fóruns Regionais “A Escola dos Nossos Sonhos”

A Secretaria de Estado da Educação promove até sexta dia 28 de março (2003) os Fóruns Regionais “A Escola dos Nossos Sonhos” na rede estadual de ensino para promover a […]

A Secretaria de Estado da Educação promove até sexta dia 28 de março (2003) os Fóruns Regionais “A Escola dos Nossos Sonhos” na rede estadual de ensino para promover a integração entre alunos, professores, comunidade e parceiros. O objetivo é encaminhar o debate e a reflexão para  construção de uma escola de qualidade. Este é o primeiro passo para se chegar a uma escola-cidadã na qual cada segmento da sociedade dá a sua contribuição.

As atividades acontecerão de manhã, à tarde e à noite, dentro do horário normal de aulas de cada unidade. As escolas promoverão, sozinhas ou em conjunto com outras escolas de sua região, palestras, plenárias, passeatas e apresentações musicais ou teatrais para dar destaque a estudos, experiências, iniciativas e posturas que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas.

“A idéia é que cada diretor e coordenador, com a participação ativa dos alunos, apresente para a comunidade, e possíveis parceiros, os projetos e as iniciativas que suas escolas já implementam. Além disso, os dias para a discussão, a conscientização e a reflexão também têm o interesse de levantar propostas que visam suprir as necessidades específicas de cada unidade de ensino no sentido de criar uma escola dos sonhos. Estimular os pais e a comunidade em geral a participar do dia-a-dia da escola e atrair parcerias da iniciativa privada e de entidades do terceiro setor também são objetivos do evento”, explica o secretário estadual de Educação.

Até o início de abril as escolas encaminharão para a Secretaria Estadual de Educação relatórios sobre os fóruns realizados em suas unidades. Assim haverá material suficiente para a implementação da próxima etapa do processo: a realização do Fórum Regional Geral em maio de 2003 com a discussão das idéias e estudos produzidos por cada escola nestes três dias de debate e reflexão. Para agosto está programada a segunda edição do Fórum Estadual “A Escola dos Nossos Sonhos” com uma síntese de todas as propostas apresentadas nas regiões do Estado.

Os Fóruns Regionais dão continuidade ao Fórum Permanente de discussão sobre a escola ideal iniciado em novembro de 2002 na Semana de Estudos “A Escola dos Nossos Sonhos”, evento que contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, além de representantes do meio educacional, dos Poderes Legislativo e Judiciário, de setores produtivos, terceiro setor, imprensa e entidades assistenciais.

Secretaria de Estado da Educação
Telefones: (11)3218-2061/2062/2063