• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/11/2008
Últimas Notícias

Secretaria fecha balanço de inscritos para prova de temporários: 216 mil

Balanço da Secretaria de Estado da Educação aponta que 114 mil são de fora da rede; 102 mil já trabalham no Estado A Secretaria de Estado da Educação fechou balanço […]

Balanço da Secretaria de Estado da Educação aponta que 114 mil são de fora da rede; 102 mil já trabalham no Estado

A Secretaria de Estado da Educação fechou balanço sobre as inscrições para prova que, junto com outros dois critérios, classificará professores para a escolha de aulas na rede estadual em 2009: 114 mil de fora da rede se cadastraram, além dos 102 mil que já dão aulas em escolas estaduais.

O total de 216 mil inscritos passará entre 12 e 21 de dezembro por uma prova que junto de tempo de serviço e títulos definirá a posição de cada professor para a atribuição de aulas. Pela primeira vez haverá uma prova que contará pontos, já que até este ano a escolha de aula era baseada apenas em tempo de serviço e títulos.

Quem não participar da prova ficará fora da rede no próximo ano, pois a lista de classificação será usada para a atribuição e para qualquer contratação de professores durante o ano. A classificação terá prazo de um ano. Os temporários atribuem aulas depois dos cerca de 130 mil professores efetivos.

Com 25 questões (testes – cada um valendo 3,2 pontos), a prova valerá 80 pontos no total, o mesmo peso do tempo de serviço. Os títulos (mestrado e doutorado, por exemplo) valerão outros 20 pontos, podendo-se chegar a um total de 180 pontos.

“O número de inscritos é animador. Mostra que os professores querem trabalhar na rede estadual”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A prova terá como base a Proposta Curricular do Estado, já implantada pela Secretaria neste ano de 2008 (conteúdo disponível no site da Secretaria – www.educacao.sp.gov.br). Com isso, a Secretaria especifica uma forma de verificar quais professores estão mais aptos nos conteúdos de suas disciplinas.

Os inscritos puderam escolher até duas disciplinas para a prova – seguindo sua aptidão. Por exemplo: professores que desejam dar aulas de matemática e química participarão de provas destas duas disciplinas, sendo averiguadas o conteúdo curricular nestas disciplinas. Os professores de ciclo 1 (1ª a 4ª do Ensino Fundamental) terão prova diferente, já que dão aulas de todas as disciplinas.

A classificação (juntando prova, tempo de serviço e títulos) será por Diretoria de Ensino e definirá quem irá escolher antes as aulas disponíveis nesta respectiva região.

Em 2009 a Secretaria iniciará os concursos para preenchimento de 75 mil cargos destinados a professores efetivos, com carga de 10 horas semanais.