• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 24/09/2003
Últimas Notícias

Secretaria homenageia Lygia Fagundes Telles e lança prêmio

A escritora vê obra “As Meninas” completar três décadas desde seu lançamento e inspirar concurso para professores Dia 29 de setembro é dia de homenagem e novidade na Sala São […]

A escritora vê obra “As Meninas” completar três décadas desde seu lançamento e inspirar concurso para professores

Dia 29 de setembro é dia de homenagem e novidade na Sala São Paulo. A partir das 18 horas, a Secretaria de Estado da Educação homenageia a escritora Lygia Fagundes Telles e lança o “I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor”.

Estarão presentes o governador Geraldo Alckmin, o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita e demais Secretários de Estado. Também foram convidados intelectuais das Academias Paulista e Brasileira de Letras, além de representantes da Câmara Brasileira do Livro e da União Brasileira dos Escritores. Reitores de Universidades que oferecem cursos de Letras, escritores, livreiros, artistas, dirigentes de ensino, professores e alunos da rede estadual de ensino completam a platéia de admiradores.

O terceiro romance da escritora paulista completa 30 anos. “As Meninas”, o preferido da autora, é a inspiração de trabalhos que farão parte da homenagem. Pelo menos 10 escolas estaduais participam das apresentações, com números de dança, pintura e desenho que retratam de outras formas a obra de 1973. Além disso, a escritora vai ouvir depoimentos de amigos e colegas de profissão no telão da sala de espetáculos.

O filme homônimo inspirado na obra “As Meninas”, produzido em 1995 por Emiliano Ribeiro, também será relembrado. Algumas cenas vão ganhar o telão e os acordes da Orquestra Sinfônica Cultura dão o tom para o resgate de algumas músicas da trilha sonora da película.

Mas a obra de Lygia Fagundes Telles não inspira somente adaptação cinematográfica. Em 1981, um de seus romances ganhou outras telas em forma de novela. As tensões de “Ciranda de Pedra” foram ao ar pela TV Globo, com direção de Wolf Maya e participações de Eva Wilma, Lucélia Santos e Edson Celulari. A novela chegou a ser reapresentada em 1983.

O evento em homenagem a Lygia Fagundes Telles terá duração de 1 hora e o público esperado é de 1.200 pessoas.

Entenda o “Concurso Professor Escritor”

A meta do “I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor” é, além de homenagear uma das mais importantes escritoras da Língua Portuguesa, estimular a produção literária entre os professores e educadores da rede estadual de ensino.

Será a oportunidade para incentivar a leitura, vivenciar o prazer do texto literário com os alunos e manifestar o potencial criativo dos professores por meio de poesias, contos e ensaios. O concurso é bienal, vai revelar novos talentos e premiar produções textuais inéditas.

Serviço
Homenagem e Lançamento do “I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles”
Data:
29 de setembro de 2003
Horário: 18 horas
Local: Complexo Cultural Júlio Prestes
Sala São Paulo
Estação Júlio Prestes, s/n.º – Luz
São Paulo – SP

Tatiana Pinheiro