quinta-feira, 20/02/2003

Secretaria inaugura em Santos Centro de Capacitação

Nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, às 10 horas, será inaugurado na EE Dona Escolástica Rosa, em Santos, um centro de capacitação para atender 4 mil professores da rede estadual […]

Nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, às 10 horas, será inaugurado na EE Dona Escolástica Rosa, em Santos, um centro de capacitação para atender 4 mil professores da rede estadual de ensino. Três salas foram readaptadas para capacitar os docentes que lecionam nos quatro municípios (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) que constituem a Diretoria de Ensino da Região de Santos.

A Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 109 mil no centro. A escola foi escolhida entre outras opções porque dispõe de amplo espaço físico e fácil acesso.

De acordo com a dirigente de ensino de Santos, Mariangela Camba de Almeida, os educadores terão a oportunidade de aprender e se reciclar, sem sair da Região, utilizando recursos de qualidade e tecnologia avançada. “Vamos aproveitar o espaço da melhor forma possível, em períodos distintos para que todos possam ser beneficiados”, acrescenta a dirigente.

PEC- Município
O espaço servirá ainda para aproveitamento dos professores inscritos no Programa de Educação Continuada (PEC), uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação de São Paulo. O programa inédito oferece curso de nível superior aos professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e Educação Infantil com formação em nível médio das redes municipais de ensino.

Nesta primeira fase, 35 municípios aderiram ao Programa, entre eles Guarujá e Bertioga. As atividades já tiveram início com o Módulo Introdutório de Capacitação em Informática, que aconteceu de forma escalonada entre dezembro de 2002 e fevereiro de 2003.

No próximo dia 22 (sábado), os professores da rede municipal de Guarujá estarão inaugurando o Centro de Capacitação Estadual, a partir das 8 horas, com a primeira Teleconferência do Programa.

A estrutura do PEC-Municípios segue o mesmo modelo do PEC – Formação Universitária que ofereceu curso superior à 6.300 professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da rede estadual. O programa se utiliza de modernas mídias interativas como teleconferência, videoconferência e trabalho monitorado na Web, cedidos pela Secretaria da Educação aos municípios conveniados, que farão o pagamento dos docentes.

O PEC-Municípios ainda terá um conteúdo complementar, a fim de atender às peculiaridades do Programa que abrange também a Educação Infantil. O PEC-Municípios terá a duração de 2 anos, com carga horária mínima de 3.100 horas, distribuídas em até 28 horas semanais.