A partir do dia 1º, cerca de 4,3 milhões de estudantes da rede estadual voltam do recesso e professores sugerem brinquedos caseiros que agregam conhecimento ao descanso nos últimos dias
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo convocou professores da rede estadual de ensino para orientar crianças e adolescentes a agregar conhecimento ao descanso nesta última semana de férias escolares. A partir da próxima quinta-feira, dia 1º de agosto, cerca de 4,3 milhões de alunos da rede estadual de ensino voltam do recesso escolar nas mais de 5 mil unidades estaduais.
Para aproveitar os últimos dias, a sugestão dos educadores é utilizar materiais recicláveis para a construção de brinquedos caseiros, fazer experiências de química e física sempre com segurança, criar bonecos de fantoche entre outras opções. No total, são sugeridas 11 brincadeiras que podem ser feitas em casa e que, além de educativas, são divertidas e voltadas para todas as idades.
A Secretaria criou um canal na internet com 11 vídeos que explicam o passo a passo das brincadeiras educativas, que auxiliam na coordenação motora, na atenção, no equilíbrio, na concentração e imaginação dos participantes. No mês de julho, os estudantes puderam conferir a programação especial elaborada pelo Portal da Educação e disponibilizada no link Faça Você Mesmo com dicas práticas, rápidas e seguras.
Um dos exemplos é o jogo “Passa Bolinha” ensinado pela professora Vanessa Azevedo, da Escola Estadual Cézar Martinez, da capital paulista. Com apenas duas garrafas pet e algumas bolinhas de gude, é possível construir o brinquedo que agrega noções de espaço. Outras opções são o “vai-e-vem”, a “meleca divertida”, e as dicas para o “motor homopolar” (veja a lista abaixo).
Além das brincadeiras educativas, todos os alunos, pais e comunidade escolar também podem conferir a programação das 2.300 unidades do Escola da Família que ficam abertas aos finais de semana. Além de lazer e diversão, o Programa também oferece cursos de capacitação, artes e cultura gratuitos. De 2010 para cá, foram 22 mil capacitações e oficinas responsáveis por 7 milhões de atendimentos.
Saibam quais são as 11 brincadeiras educativas:
1. Transformar garrafa pet em brinquedo;
A professora Lúcia Pantaleonni ensinou a construir a engenhoca conhecida como Pega Bola, com duas garrafas pet, tesoura, jornal, caneta e fita adesiva.
Veja aqui
2. Fantoche de saci;
A professora Vanessa Azevedo ensina em apenas 3 minutos a fazer um divertido fantoche usando materiais fáceis de encontrar em casa.
Veja aqui
A professora Vanessa Azevedo também ensinou que com duas garrafas pet, bolinhas de gude, fita adesiva e tesoura é possível construir o passa bolinha.
Veja aqui
4. O divertido universo da Química na experiência “Camada de Líquidos”;
A professora de química Jucinéia Rocha Santos, da E.E. Professor Leopoldo Santana, deu dicas sobre solubilidades e densidade.
Veja aqui
5. Experiência que ensina conceitos de densidade;
O professor de química Tiago de Oliveira Silva incentivou os estudantes a colocar a mão na massa e testar o experimento “Dissolução de sal em água”. Com apenas quatro ingredientes é possível aprender de forma rápida e divertida.
Veja aqui
6. Aprenda Química brincando;
A professora de química Jucinéia Rocha Santos, da E.E. Professor Leopoldo Santana, também mostrou para aqueles que acham a Química é um bicho de sete cabeças, o experimento “Balé da naftalina” mostra que é possível aprender a disciplina brincando.
Veja aqui
7. Como se divertir com a Química;
A professora Jucinéia Rocha Santos, da E.E. Professor Leopoldo Santana, em São Paulo, ensina como realizar o experimento “As cores se movem”.
Veja aqui
8. O brinquedo “Vai-e-Vem”;
A professora Ana Paula Puga, da E.E. Josephina Cintra Damião, ensinou que com barbante, duas garrafas pet e fita adesiva é possível confeccionar um passatempo conhecido como “Vai e Vem”.
Veja aqui
9. Passo-a-passo de como fazer um Bilboquê;
A professora Ana Paula Puga, da E.E. Josephina Cintra Damião, também ensinou a fazer o Bilboquê, um jogo onde é preciso acertar a bolinha dentro do funil, que é ligado à bola por uma corda.
Veja aqui
10. Crie uma “Meleca Divertida”;
O professor Átila Soares, da E.E. Helena de Campos Camargo, ensinou como criar a “geleca” com ingredientes simples.
Veja aqui
11. Como fazer um motor homopolar.
O professor Átila Soares, da E.E. Helena de Campos Camargo, também ensinou a criar um pequeno motor elétrico utilizando apenas uma pilha, um imã e fio de cobre.
Veja aqui