sexta-feira, 27/02/2015
Acessa Escola

Confira lista de atividades para Educação Física em dias de muito calor

Jogos de tabuleiros, filmes, discussão sobre padrões de beleza e até estudo de manifestações cultura

Neste primeiro bimestre do ano letivo, a alta temperatura ainda predomina em boa parte do Estado de São Paulo. O clima muito quente e abafado do verão requer atenção redobrada das equipes coordenadoras das escolas.

O foco é que as atividades de Educação Física continuem na grade horária, sem prejuízo para os alunos. Para isso, uma série de exercícios adaptados e que fazem parte do currículo do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual entram em cena.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na lista de orientações elaboradas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), há dicas de jogos de tabuleiros e raciocínio, noções e táticas de esportes (coletivos e individuais) e até o estudo de manifestações culturais, como o folclore e o hip hop. A sugestão é deixar para os dias mais amenos as atividades com bola ou que exigem muito esforço físico.

Outra sugestão para os educadores é aproveitar o momento em sala de aula para propor discussões. Temas como padrões de beleza, doping, anabolizantes e violência das torcidas organizadas estão em destaque na mídia e podem ser analisados pelos jovens. As escolas também têm à disposição uma coleção de filmes. Escolha títulos que tratem do mundo dos esportes.

“A proposta da Educação Física na rede estadual vai além das atividades com bola. O estudo do corpo e a cultura do movimento também estão no currículo e dão aos estudantes noções mais amplas sobre a importância do exercício física para a saúde e o bem estar da população”, afirma a Rosangela Aparecida de Paiva, professora da equipe técnica de Educação Física da Secretaria da Educação.

Dicas para os dias quentes

Além de adaptar os exercícios, a Educação também orienta professores e alunos sobre os cuidados com a saúde nestes dias mais quentes. O consumo de água, por exemplo, deve ser contínuo. Leve sempre uma garrafa de água ou suco natural na mochila. Dê atenção também ao tipo de roupa. Camisas de algodão e de cores claras são bem-vindas ao longo do dia. Em locais descobertos o uso do protetor solar é recomendado

Para saber mais, acesse a intranet da Educação