quinta-feira, 31/10/2002

Secretaria inova a prática pedagógica e capacita professores para o uso da Tv na Escola

A Secretaria de Estado da Educação realiza na próxima semana o curso “TV na Escola e os Desafios de Hoje”. O curso tem por objetivo incentivar e orientar os professores […]

A Secretaria de Estado da Educação realiza na próxima semana o curso “TV na Escola e os Desafios de Hoje”. O curso tem por objetivo incentivar e orientar os professores no uso de novas tecnologias em sala de aula, em especial a tv e o vídeo, auxiliando a prática pedagógica.

Os encontros presenciais dessa capacitação estão marcados para os próximos dias 3 e 6 de novembro e terminam no dia 8 do mesmo mês na cidade de Águas de Lindóia. Estarão participando 2 mil educadores entre Coordenadores pedagógicos e professores que atuam em mil escolas da rede pública estadual com uma carga horária de 180 horas.

As atividades presenciais serão aplicadas por 28 alunos de graduação dos cursos de educação e comunicação da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) de Bauru. Depois, o curso tem continuidade pela internet através do site: http://www.tvnaescolasp.inf.br.

A proposta da Secretaria de Estado da Educação com o curso “TV na Escola e os Desafios de Hoje” é acrescentar mais uma ferramenta de capacitação de professores na certeza de que soluções criativas podem funcionar dentro da sala de aula.

O “TV Escola” é um curso Nacional de extensão universitária e conta com o material produzido pela Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), pela Universidade de Brasília e Universidade Pública do Brasil – Unirede. As escolas recebem o material visual através da TV Escola via satélite e os professores recebem os livros.

A programação deste projeto é específica para os Ensinos Fundamental e Médio e está baseada na reforma educacional trabalhando temas da realidade dos alunos. Este é o terceiro curso à distância, com este enfoque, que a Secretaria de Estado da Educação coloca à disposição dos professores. As outras versões foram oferecidas pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pelo Núcleo de Comunicação e Educação/ECA da Universidade de São Paulo.

O curso oferecido pela UNESP, que começou em agosto e termina em fevereiro do ano que vem com encontros presenciais ao final de cada etapa, possui três módulos: Tecnologias e Educação: desafios e a TV Escola; Usos da Televisão e do Vídeo na Escola e Experimentação: planejando, produzindo e analisando.

Para Silvia Galletta, gerente da área de Educação à Distância da Gerência de Informática Pedagógica (GIP) da Secretaria, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) já impõe uma nova postura dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e o curso TV Escola prevê essa nova estratégia de ensino para desenvolver habilidades e competências. “Como o jovem é muito imediato, ele adora usar novas tecnologias. É uma mudança de estratégia de aula. As novas tecnologias como tv e computador hoje são instrumentos importantes para melhorar a disciplina. Com este trabalho, nós cultivamos o aluno para o trabalho em conjunto”, complementa a gerente.

O curso TV Escola utiliza temas pedagógicos existentes na Secretaria como: a educação indígena, educação especial, protagonismo juvenil, inclusão social, tecnologia na educação, portanto, aperfeiçoa ainda mais o método de ensino-aprendizagem.

“Além de capacitar os educadores na utilização da TV e vídeo na sala de aula, o curso incentiva também o uso da informática pelos participantes, já que a parte à distância é realizada via Internet”, analisa a gerente Silvia Galletta.