Iniciativas têm o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos rede estadual
Dentro de seu programa para a melhoria da qualidade de ensino, a Secretaria de Estado da Educação já começou uma série de ações para o avanço do desempenho dos alunos. No ano passado, por exemplo, a pasta retomou a realização do Saresp, que em 2006 não foi aplicado. Com os resultados em mãos, foi possível projetar as alterações necessárias na rede. Foram cerca de 2 milhões de alunos que, no ano passado, participaram da avaliação nas disciplinas de Português e Matemática.
Além da retomada desta avaliação, o governo do Estado implantou pela primeira vez recuperação focada em língua portuguesa e matemática de 42 dias para os alunos de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Outra novidade foi a adoção do Projeto Intensivo de Ciclo (PIC). Para a 3ª série do Ensino Fundamental a Secretaria utilizou o desempenho dos alunos no Saresp: aqueles que não obtiveram boas notas na avaliação, realizada em 2007, foram encaminhados para salas específicas, cuja função principal tem sido a de reforçar conteúdos ensinados no ano anterior. Já na 4ª série, os alunos que ficaram retidos devido ao baixo desempenho durante o ano foram separados em turmas específicas, nas quais os docentes – que passaram por capacitação – trabalham as dificuldades de cada um, dando mais ênfase aos conteúdos que não foram absorvidos no ano anterior.
Todos os alunos do PIC recebem materiais didáticos específicos, referentes aos conteúdos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo. A Secretaria está equipando estas salas com livros e materiais complementares.
Este ano também foi implantado um guia curricular para 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Trata-se de um projeto inovador, que proporciona aos professores completas orientações por intermédio de guias sobre o trabalho a ser desenvolvido com os alunos.
Os materiais são compostos de 76 livros, chamados Cadernos do Professor, para todas as séries (5ª a 8ª e Ensino Médio) em todas as disciplinas (matemática, química, língua portuguesa etc). Estão divididos por bimestre, com indicação clara dos conteúdos e das respectivas habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Todos os novos livros são complementares aos materiais didáticos. Os professores continuam com autonomia para complementar a proposta e definir as melhores formas de ensinar.