• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/05/2008
Últimas Notícias

Secretaria inscreve 705 mil estudantes na Olimpíada de Língua Portuguesa, maior número do Brasil

Escolas estaduais paulistas lideram o “ranking” de procura A rede estadual paulista vai levar o maior número de alunos à Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Cerca de […]

Escolas estaduais paulistas lideram o “ranking” de procura

A rede estadual paulista vai levar o maior número de alunos à Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Cerca de 705 mil estudantes, de 3.512 escolas, se inscreveram.

O objetivo da Olimpíada, organizada pelo Ministério da Educação, é atingir estudantes de escolas públicas de todo o Brasil, fazendo com que reforcem os estudos participando da competição. Estão programadas atividades escolares estaduais, regionais e uma etapa nacional.

“Nossa rede está mobilizada. A Olimpíada ajudará no empenho de melhorar os processos de ensino e aprendizado de leitura e escrita nas salas de aula”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que participou do lançamento do projeto.

Além dos estudantes, cerca de 17,5 mil professores da rede estadual paulista se inscreveram. Eles serão os multiplicadores de conhecimento para os alunos. “O lugar onde vivo” será o tema central, desenvolvido em três gêneros textuais: poesia, memória e artigo de opinião. Para ajudar os alunos a se preparar, os professores receberão um “Caderno de Orientação do Professor”, com idéias para discutir a temática em sala de aula.

Alunos de 4ª e 5ª séries vão fazer poesia; os de 7ª e 8ª, textos de memória em que entrevistam um morador antigo da região e escrevem como se estivessem contando as recordações. Os alunos de 2º e 3º ano do ensino médio farão artigos de opinião. A seleção dos primeiros 134 mil trabalhos será feita por representantes de pais e professores. Depois, haverá outras seleções até chegar aos 15 vencedores.