• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/05/2006
Últimas Notícias

Secretaria integra rede de doações para a Campanha do Agasalho 2006

Campanha vai até 10 de julho e pretende superar os 18 milhões de peças arrecadadas ano passado “O inverno está ai. Não dá para ser frio nesta hora. Doe um […]

Campanha vai até 10 de julho e pretende superar os 18 milhões de peças arrecadadas ano passado

“O inverno está ai. Não dá para ser frio nesta hora. Doe um agasalho”. Este é o tema da Campanha do Agasalho 2006 lançada nesta quarta-feira, dia 10, pela presidente do Fundo Social da Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Renéa Lembo, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

A campanha dura dois meses e termina dia 10 de julho. O objetivo é arrecadar peças de lã, casacos, moletons, calças, botas, sapatos, meias, camisas e cobertores para superar os 18 milhões de peças arrecadadas ano passado.

Prioridade e ajuda

O foco principal das doações são os 50 municípios paulistas com Índices de Desenvolvimento Humano – IDH – baixos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento- PNUD.

Os itens arrecadados serão distribuídos nos 645 municípios do Estado pelos fundos municipais. Na capital, as peças serão repassadas a hospitais, albergues e às mais de 2.500 entidades sociais e comunitárias cadastradas no Fundo Social.

Educação e Solidariedade

Como na edição anterior, a campanha conta com o apoio de órgãos governamentais, empresários, comerciantes, imprensa e grande participação da sociedade civil. E a Secretaria de Estado da Educação está entre os parceiros mais atuantes nas arrecadações: sete milhões e vinte e duas mil peças em 2005. Elas foram encaminhadas às entidades sociais e ao Fundo Social dos Municípios em 18 de junho, Dia de Ação Solidária.

Arte que aquece

A Secretaria também promoveu o Evento das Mantas, confeccionadas pelos integrantes das escolas e comunidade do Programa Escola da Família. De um total de 763 mantas recebidas, 260 foram para o Fundo Social de Solidariedade. Outras 503 ficaram expostas no bazar montado na Casa Caetano de Campos. A venda das peças gerou um total de R$ 8.195,00, dinheiro suficiente para adquirir 771 cobertores novos e de boa qualidade.

Esforço conjunto

As escolas não se restringiram à coleta de agasalhos: foram arrecadadas mais de cinco toneladas de alimentos, cerca de 30 mil fraldas descartáveis e centenas de enxovais novos de bebê. Em 2005, a Secretaria de Educação contribuiu com 44% do total de peças arrecadadas pelo Fundo Social em todo o Estado de São Paulo.

O Programa Gincana da Cidadania 2005 envolveu as escolas públicas estaduais integrantes da CEI e COGSP, coordenadorias do Interior e da Capital e Grande São Paulo, respectivamente, na arrecadação e distribuição de agasalhos em apoio à Campanha. Cada escola definiu as estratégias e ações para estimular e promover a arrecadação de roupas, cobertores, sapatos e meias em bom estado. Em 2004, a Secretaria de Estado da Educação foi responsável por 4,3 milhões dos 11 milhões de peças recebidas pelo Fundo.

Como participar

O símbolo da campanha é um cachecol de lã em formato de coração, na cor laranja, cujas pontas lembram mãozinhas dando um abraço.

Quem quiser participar da Campanha do Agasalho 2006 pode entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade pelo site: www.campanhadoagasalho.sp.gov.br ou pelo (11) 3874-6738.

No site também é possível cadastrar entidades ou estabelecimentos interessados em colaborar com a coleta dos agasalhos.