sábado, 25/06/2011

Secretaria lança Parlamento Jovem para estudantes de todo o Estado

Em novembro, alunos do Ensino Médio serão “deputados” na Câmara federal A Secretaria de Estado da Educação lança nesta sexta-feira (26/6) o Parlamento Jovem Brasileiro para toda a rede estadual […]

Em novembro, alunos do Ensino Médio serão “deputados” na Câmara federal

A Secretaria de Estado da Educação lança nesta sexta-feira (26/6) o Parlamento Jovem Brasileiro para toda a rede estadual de educação. O projeto da Câmara dos Deputados tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. De acordo com o programa, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio devem apresentar um projeto de lei sobre o tema definido pelos organizadores, para concorrer a uma vaga de deputado jovem. Nesta edição, o tema será meio ambiente. Os interessados em concorrer a uma das 11 vagas destinadas a São Paulo precisam enviar os PLs para uma das 91 Diretorias de Ensino do Estado.

Durante o lançamento do projeto, a Secretaria vai apresentar, aos educadores da rede estadual os critérios para participação e os prazos para inscrição. As informações serão divulgadas em uma videoconferência que acontece das 10h às 12h.

As Diretorias de Ensino têm até o dia 22 de setembro para encaminhar para a Secretaria os projetos apresentados pelos alunos. Serão aceitos dois projetos por diretoria. Na última semana de setembro, a Secretaria envia os 33 projetos de lei aprovados para o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), que seleciona os 11 melhores projetos. Seus autores acompanharão as atividades na Câmara dos Deputados, por uma semana, durante o mês de novembro.

No ano passado, 11 estudantes de escolas estaduais de São Paulo foram deputados jovens. Em 2008, o evento foi comemorativo aos 20 anos da Constituição Federal.

“O programa é uma ferramenta para que os adolescentes conheçam mais sobre política e sobre o funcionamento das esferas de governo. É uma oportunidade para despertar nos jovens o interesse por temas como democracia, direitos e deveres” disse o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.