Professores e educadores da rede estadual de ensino participam com poesias, contos e ensaios inéditos
No dia 29 de setembro, segunda-feira, a partir das 18 horas, a Secretaria de Estado da Educação homenageia a escritora paulista Lygia Fagundes Telles na Sala São Paulo e lança o “I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor”.
O concurso vai estimular a produção literária entre os professores da rede estadual de ensino, além de ser um espaço para a manifestação do potencial criativo dos educadores. Os próprios alunos se beneficiam: são incentivados a ler e a vivenciar o prazer do texto literário por meio de seus professores escritores.
A instituição do “I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor” é uma homenagem do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Educação a uma das mais importantes escritoras em Língua Portuguesa.
Quem participa
O concurso de Literatura é bienal. Novos talentos literários serão premiados por sua obras inéditas nos gêneros poesia, conto e ensaio. Participam professores e educadores do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino.
As inscrições e as entregas dos trabalhos ocorrem de 17 de novembro a 12 de dezembro e são válidas somente para trabalhos inéditos (não publicados) em qualquer uma das três modalidades. Cada professor concorre com apenas um trabalho.
O Centro de Referência em Educação Mário Covas receberá as inscrições pessoalmente ou pelo correio (veja endereço abaixo), valendo apenas carimbos de postagem até a data-limite de cadastramanto. A ficha de inscrição e o regulamento já estão à disposição dos interessados no site do Centro de Referência (www.crmariocovas.sp.gov.br). Fique atento para as especificações de formatação do texto e do envio do material. Não deixe de visitar o site. Infrações às regras acarretam desclassificação.
Em abril de 2004, ocorre a divulgação dos classificados e no final do mesmo mês os vencedores serão premiados em cerimônia.
Critérios por Categoria
Poesia: o tema é livre e o texto deve ser composto respeitando-se o tamanho máximo de 64 versos.
Conto: com temática livre, a narrativa ficcional deve concentrar a ação num único ponto de interesse, por meio de texto conciso e com tamanho máximo de 14 mil caracteres (o que equivale a 10 laudas, cada lauda com 20 linhas de 70 toques).
Ensaio: estudo sobre a obra (ou um livro) de Lygia Fagundes Telles, de forma menos aprofundada que uma tese ou dissertação. O tamanho máximo é de 28 mil caracteres (o que equivale a 20 laudas, cada lauda com 20 linhas de 70 toques).
Comissão julgadora e premiação
No mínimo três pessoas ligadas à área da Literatura serão indicadas pela Secretaria de Estado da Educação para compor a comissão julgadora. Ela terá autonomia plena para o julgamento, não cabendo recursos.
Os cinco primeiros classificados em cada categoria levam prêmio em dinheiro: 1.º lugar – R$ 5.000,00; do 2.º ao 5.º lugar – R$ 2.500,00. Todos terão seus trabalhos publicados em uma coletânea editada pela Secretaria, ganham 20 exemplares do livro e um diploma honorífico.
Serviço:
“I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor”
Data de envio de material: 17 de novembro a 12 de dezembro de 2003
Endereço: Centro de Referência em Eudcação Mário Covas
Avenida Rio Branco, 1.260
Campos Elíseos – São Paulo / SP
CEP: 01206-001.
Tatiana Pinheiro