sexta-feira, 02/07/2004

Secretaria lança projeto Ensino Médio em Rede em Teleconferência

A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta sexta-feira, dia 2, o Projeto Ensino Médio em Rede financiado pelo Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio – PROMED. Por […]

Por meio do convênio firmado entre a Secretaria, o Ministério da Educação (MEC) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto também conta com a gestão operacional da Fundação Vanzolini.

O programa de formação continuada à distância, comandado pelo apresentador Cunha Jr, foi lançado em teleconferência, transmitido por parabólica Via Embratel para todas as escolas estaduais e diretorias de ensino do Estado, pelo canal de serviço da TV Cultura.

“O Programa pretende discutir o papel da escola média hoje e subsidiar os agentes educacionais a reverem os projetos político-pedagógicos de suas escolas e os planos de ensino, de forma que os mesmos possam estar orientados pelos princípios da interdisciplinaridade e contextualização dos conhecimentos e por metodologias que contemplem a iniciativa e a reflexão do aluno”, concluiu a Coordenadora da CENP (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas), professora Sonia Maria Silva.

O projeto, que será desenvolvido durante o segundo semestre, prevê a capacitação de 350 assistentes técnico-pedagógicos, seis mil professores coordenadores, 89 supervisores de ensino, multiplicando para 40 mil professores de todas as disciplinas de Ensino Médio, beneficiando 1,8 milhão de alunos em 3,1 mil escolas estaduais.

O objetivo é promover o curso de capacitação em horário de trabalho pedagógico coletivo, via Rede do Saber, teleconferência, videoconferência, web, e visa o trabalho com compreensão e produção de textos em todas as áreas, avaliando as competências leitura e escrita dos alunos da rede.

Participaram da teleconferência a Gerente de Projetos Especiais da FDE, professora Leila Iannone, o Físico e Educador da Universidade de São Paulo, autor de livros sobre ciências, educação e a universidade brasileira, professor Luís Carlos de Menezes e o Titular de Psicologia do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, professor Lino de Macedo.

Os convidados discutiram sobre os currículos, a ação protagonista, a articulação de ações entre o projeto pedagógico da escola e a sala de aula, a sala de aula como o centro gerador; o trabalho com contextualização, interdisciplinaridade, relações entre as áreas e prática cultural.

Na platéia estavam alunos, educadores e pais das escolas Lydia Kitz, que apresentaram o projeto de Rádio LKM; a Castro Alves com o trabalho jornal em sala de aula; a Felinto Muller, que apresentou uma peça teatral, e a Zuleika de Barros, que mostrou um ballet.

Luciane Salles