Desenvolver o senso crítico, a capacidade de argumentação e trabalhar conceitos de cidadania e ética são os principais objetivos do projeto Cine-educação, parceria entre a Secretaria da Educação, a Cinemateca Brasileira e a Mapfre Seguros.
O Cine-educação levará ao cinema mais de 26 mil crianças e adolescentes de 85 escolas da rede estadual na capital paulista. A meta é, ao longo do projeto, alcançar mais de 2,2 milhões de alunos em todo o Estado.
O lançamento do Cine-educação foi realizado na noite de segunda-feira, 8 de agosto, durante cerimônia com a presença do secretário-adjunto da Educação, Paulo Barbosa, do secretário de Estado da Cultura, João Batista Andrade, além de representantes dos parceiros. “Cultivar valores com o ética e cidadania é fundamental para a formação das crianças e dos jovens. Este é um projeto que vai crescer e se desenvolver, ampliando o conteúdo de qualidade para nossos alunos”, afirmou Paulo Barbosa.
O projeto é um programa de formação de público para o cinema, que instiga o lado crítico dos alunos e desperta o interesse pelos filmes. O programa tem três pilares: a seleção de filmes que tratem dos temas cidadania e ética, a capacitação dos professores com palestras, sessões de cinema e apostilas com sugestões de atividades sobre o filme escolhido e a ida dos alunos à sala de cinema.
O primeiro filme a ser trabalhado nas salas de aula é “Narradores de Javé”, com Matheus Nachtergaele. Após as capacitações, os professores irão com seus alunos à Cinemateca Brasileira, onde assistirão ao filme. Na seqüência, cada escola tem autonomia para desenvolver um projeto em que professores de várias disciplinas irão interagir nas atividades e, assim, estimular o interesse pelo cinema entre os alunos das séries que mais tenham se identificado com o tema e o roteiro.
O planejamento e desenvolvimento do programa, incluindo as capacitações, organização do material pedagógico e das idas ao cinema ficam a cargo da empresa Via Gutenberg, especializada em gerenciamento de projetos culturais.
Sobre o filme
“Narradores de Javé” é dirigido por Eliane Caffé e conta a história dos moradores de uma cidade que, ao saberem que o local será inundado para a construção de uma usina hidrelétrica, decidem preparar um documento que relate todos os fatos históricos do local, como tentativa desesperada de salvar a cidade da destruição.
Adriana Cardillo