• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/11/2002
Últimas Notícias

Secretaria lança Projeto Tom do Pantanal em 225 escolas da rede estadual em São Paulo

O Projeto Tom do Pantanal é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Fundação Roberto Marinho, Furnas Centrais Elétricas e o Instituto Antônio Carlos Jobim para atender […]

O Projeto Tom do Pantanal é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Fundação Roberto Marinho, Furnas Centrais Elétricas e o Instituto Antônio Carlos Jobim para atender 800 escolas dos estados de São Paulo, Paraná, de toda a região Centro-Oeste, além do Distrito Federal.

Os primeiros municípios do Estado de São Paulo à participarem do projeto são Campinas, Ibiúna, Itaberá e Itapeva. Na Grande São Paulo, as cidades que farão parte do Projeto são: Grajaú; Parelheiros; Socorro; Marsilac; Cidade Dutra; Mauá; Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo. 225 escolas paulistas participarão num total de 220 mil alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.

O objetivo do Projeto é promover a educação ambiental e musical sensibilizando os alunos para a preservação e o desenvolvimento sustentável da região do Pantanal – um patrimônio ecológico do País e um dos mais importantes ecossistemas do mundo. Ao mesmo tempo que desperta o interesse para a riqueza natural, o “Tom do Pantanal” vai ensinar para 800 mil alunos de 5ª a 8ª do ensino fundamental da rede pública dos Estados participantes, sobre o uso racional dos recursos naturais.

O Projeto interdisciplinar abordará temas como ecossistema, biodiversidade, aspectos geográficos, históricos, arqueológicos, Economia, ocupação do solo e a relação com o Mercosul, além de ecoturismo e música popular brasileira enfatizando a obra de Tom Jobim.

As escolas vão receber kits de material educativo compostos por 13 vídeos sendo dez temáticos, um de apresentação, um de capacitação e um de educação ambiental. Na área musical, o kit inclui uma fita cassete contendo músicas de autoria de diversos compositores da região e do Brasil; livro cancioneiro com as partituras dessas músicas e atividades de educação musical, além de um jogo com elementos do Pantanal para estimular a curiosidade sobre as características do meio ambiente de cada localidade.

Para dar início ao Projeto, a partir do ano que vem, dois professores de cada escola receberão treinamento e material pedagógico. A capacitação é de 16 horas e será ministrada por especialistas da Fundação Roberto Marinho. A equipe da Secretaria Estadual da Educação irá avaliar e acompanhar o andamento do projeto. No final desta etapa, as escolas participantes vão concorrer ao “Prêmio Tom do Pantanal”.

O Tom do Pantanal, idealizado pela Fundação Roberto Marinho, é uma continuação do Tom da Mata, outro projeto de educação ambiental e musical aplicado em 74 escolas estaduais próximas a áreas de preservação da mata atlântica do Estado de São Paulo desde 1999.