• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/04/2006
Últimas Notícias

Secretária Maria Lúcia Vasconcelos visita escola na Capital

Durante o encontro ela viu de perto ações desenvolvidas pelo Programa Escola da Família e disse que vai dar continuidade aos projetos já existentes A secretária de Educação do Estado […]

Durante o encontro ela viu de perto ações desenvolvidas pelo Programa Escola da Família e disse que vai dar continuidade aos projetos já existentes

A secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Lucia Vasconcelos, visitou pela primeira vez no último sábado, dia 8, uma escola da rede estadual. O evento, que contou com a presença de representantes da Secretaria, dirigentes de ensino, educadores e alunos, foi realizado na Escola Antonio Alcântara Machado, que fica na zona sul de São Paulo. Na ocasião, Maria Lucia conheceu as principais atividades desenvolvidas pelo Escola da Família, programa que desde agosto de 2003 abre as portas das escolas nos finais de semana para a comunidade com atividades esportivas, culturais, de lazer e educação para o trabalho.

“Eu tinha notícia de que muita coisa boa se fazia, mas sempre desejei conhecer de perto todos esses projetos. Hoje percebi que eles são melhores do que eu esperava”, disse a secretária que desde o início do mês está à frente da pasta após a saída de Gabriel Chalita.

Paz e harmonia

Acompanha pelo secretário-adjunto, Luciano Barbosa, e pela coordenadora do Escola da Família, Cristina Cordeiro, ela conheceu projetos como o Spa Escola, Padaria Artesanal e Escola da Juventude. “Todo o espírito de solidariedade, entusiasmo e harmonia estão presentes aqui hoje”, explicou Cristina Cordeiro, ao destacar alguns objetivos do Programa. “Com isso, esperamos colocar sempre em prática os conceitos verdadeiros da cultura de Paz”, disse.

Na visita, que durou aproximadamente duas horas, a secretária conversou com dirigentes, professores, alunos e reafirmou seu interesse em dar continuidade aos trabalhos realizados na rede estadual ao logo desses anos. “As pessoas se perguntam: Quanta coisa vai se perder daquilo que vinha sendo feito? Nada. As coisas boas que foram plantadas devem continuar e não há razão para ser diferente”, disse.

Ao final, a secretária foi homenageada pela comunidade ao ganhar um quadro pintado por um dos estudantes da unidade de ensino. Depois assistiu as apresentações de grupos musicais compostos por alunos das Escolas Estaduais Roldão Lopes de Barros e Manuel Lacerda Vergueiro, ambas da Diretoria de Ensino Centro-sul.

Escola da Família

O Programa é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a UNESCO, o Instituto Ayrton Senna, o Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário e mais 339 instituições de ensino superior conveniadas. Lançado em agosto de 2003, o Escola da Família tem por objetivo abrir as portas das escolas estaduais nos finais de semana oferecendo atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação profissional para alunos, pais, professores e comunidade do entorno de cada escola.

Para realizar as atividades, o Programa conta com educadores profissionais, educadores universitários (bolsistas), diretores e vice-diretores de escola, além de coordenadores de área e voluntários.

Sobre a secretária

A professora Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos é pedagoga, formada pela USP, doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutora em Educação pela USP. Como secretária da Educação do Estado de São Paulo, desde 4 de abril, defende o resgate da escola pública para a consolidação da qualidade do ensino. A expansão e melhoria da educação do ensino fundamental ao médio estão entre suas principais metas. Para isso, segundo ela, fundamental é um trabalho de equipe focado em metas e conceitos que devem pautar a conduta dos educadores.