• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/07/2008
Últimas Notícias

Secretaria muda módulo e supervisores de ensino terão mais tempo para se dedicar às escolas

Cerca de 370 supervisores vão reforçar o trabalho e ajudar acompanhar as escolas de perto A Secretaria de Estado da Educação resolveu aumentar o módulo de supervisores de ensino nas […]

Cerca de 370 supervisores vão reforçar o trabalho e ajudar acompanhar as escolas de perto

A Secretaria de Estado da Educação resolveu aumentar o módulo de supervisores de ensino nas 91 Diretorias de Ensino espalhadas por todo o Estado. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, beneficiará toda a rede permitindo que esses educadores possam dar maior atenção às escolas, cuidando de um número menor de unidades.

O supervisor de ensino é a ponte entre a escola e a Diretoria de Ensino. Ele visita as escolas e acompanha como as mudanças, que a Secretaria tem implantado nas unidades, são realizadas. Ele tem, ainda, a função de analisar os indicadores educacionais das escolas e propor mudanças para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Agora, com a alteração de atribuições, o trabalho do supervisor será mais focado nas escolas. Deixa de ser responsável por acompanhar processos administrativos de escolas contra professores e tem o número de unidades sob sua responsabilidade reduzida. Em média haverá um profissional para três escolas estaduais (sem contar as particulares).

“Isso fará o supervisor visitar com mais regularidade as escolas. É importante que ele tenha tempo de comparecer às unidades para, assim, apontar melhorias”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Atualmente o Estado tem 1.253 supervisores de ensino. O número varia de acordo com o tamanho da Diretoria de Ensino. Há Diretorias com até 30 profissionais. Para aumentar o módulo a Secretaria vai contratar 372 supervisores de ensino. O concurso acontecerá em 3 de agosto. Cerca de 24 mil profissionais já estão inscritos. O salário inicial é de R$ 2.400.

Para ser supervisor deve-se ter no mínimo oito anos de magistério, dos quais 2 anos dedicados ao suporte pedagógico educacional ou direção de órgãos técnicos, ou dez anos de magistério. Ainda é preciso ter diploma de licenciatura plena em Pedagogia, diploma de Mestrado ou Doutorado na área de Educação ou certificado de conclusão de curso de especialização na área de educação.

Funções do supervisor

1- Analisar os indicadores educacionais das unidades escolares e da Diretoria de Ensino buscando alternativas para a solução dos problemas específicos de cada nível/etapa e modalidade de ensino, propostas para melhoria do processo ensino-aprendizagem e da gestão das escolas e Diretoria.

2- Participar da construção e implementação do plano de trabalho da Diretoria de Ensino.

3- Compatibilizar os programas e projetos das diferentes áreas no âmbito das escolas da Diretoria de Ensino.

4- Efetuar regularmente visitas às unidades escolares e participar de reuniões com os membros da Equipe Escolar, buscando, em parceria com os mesmos, as formas mais adequadas de aprimoramento do trabalho escolar e a consolidação da identidade escolar.

5- Identificar as necessidades de formação continuada da Equipe Escolar das escolas estaduais, procurando, de forma articulada, subsidiar o trabalho desenvolvido pela oficina pedagógica e professores – coordenadores.

6- Manter as unidades escolares devidamente informadas sobre as diretrizes e orientações dos órgãos centrais da Secretaria da Educação.

7- Acompanhar e subsidiar o diretor da escola na identificação das necessidades gerais da escola.

8- Acompanhar o funcionamento das escolas verificando a observância das normas legais pertinentes.