• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 09/12/2003
Últimas Notícias

Secretaria premia finalistas dos concursos/2003

Nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, a Secretaria de Estado da Educação irá premiar os três finalistas dos concursos que envolveram as escolas da rede estadual de ensino durante todo […]

Nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, a Secretaria de Estado da Educação irá premiar os três finalistas dos concursos que envolveram as escolas da rede estadual de ensino durante todo o ano letivo.

Os concursos “Qualidade de Vida”, “Histórias da Rede”, “Meu Rico Português”, “E agora Professor?” e “Jovem Inventor”, todos voltados para a criação e adoção de práticas pedagógicas diferenciadas, foram criados com o intuito de incentivar a criatividade e o espírito de cidadania dos alunos e educadores da rede.

Alunos, professores e funcionários das escolas estaduais puderam se inscrever e desenvolver propostas de trabalho visando a melhoria da qualidade de vida e do ambiente escolar, a relação do aluno com a Língua Portuguesa e a inovação do ensino em sala de aula.

Qualidade de Vida

Participaram alunos regularmente matriculados, professores e funcionários que desenvolveram uma proposta de trabalho com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade. Iniciativas como a coleta seletiva do lixo, projetos de utilização racional da água, pomar e horta na escola, entre outras atividades, foram avaliadas pela sua adequação às características das regiões e/ou locais em que se encontram as unidades escolares correspondentes aos trabalhos inscritos.

Os alunos e professores finalistas deste concurso são:

– Escola Estadual Prof. Raul do Prado Vianna (Diretoria de Ensino de Sertãozinho). Alunos: Nayara Rezende, Jéssica N. L. Araújo, Marisa T. Leite, Richard W. R. Santos, Laisa Alves da Silva. Projeto: “Água, fonte de vida!”
– Escola Estadual Galdino de Castro (Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto). Alunos: Fábio Washington Morais, Josimar Alexandre da Silva, Ronildo Gomes dos Santos. Projeto: “Água Cristalina – Fonte de Vida!”
– Escola Estadual Dona Genoveva Junqueira (Diretoria de Ensino de Lins). Aluna: Valéria Gomes de Santana e a Professora: Izadeli Rodrigues V. da Silva. Projeto: “Qualidade de Vida – a conquista do novo milênio”.

Histórias da Rede

Participaram alunos, professores e funcionários da rede estadual de ensino que desenvolveram textos (narrativas, crônicas, poesias, contos, entre outros gêneros), vídeos (filmes, documentários, novelas, telejornais, entre outras modalidades televisuais) ou programas de rádio (jornalísticos ou de entretenimento) sobre Histórias da Rede.

Os alunos e professores finalistas são:

– Escola Estadual Winston Churchil (Diretoria de Ensino de Sertãozinho). Alunos: Rodrigo G. Dominiquini, Lívia C. Primo, Maira Ap. da Costa, Nathália D. Raposo e Ademir Alberto dos Santos. Projeto: “Curso preparatório gratuito para ingresso no ensino superior, em busca de uma educação igualitária”.
– Escola Estadual Prof. José da Costa (Diretoria de Ensino de Santos). Professor: Melchior de Castro Jr. Aluno: Fernandes Alves de Almeida. Projeto: “A escola como pólo difusor de cultura e estímulo à criatividade e ao desenvolvimento”.
– Escola Estadual de Itariri (Diretoria de Ensino de Miracatu). Alunos: Evely Ellen Silva e José Aparecido Feliciano dos Santos. Projeto: “Kids”.

Meu Rico Português

Deste concurso participaram os professores das escolas estaduais que produziram projetos diferenciados sobre o ensino de Língua Portuguesa.

Os professores finalistas são:

– Escola Estadual Padre Fidélis (Diretoria de Ensino de José Bonifácio). Professora: Márcia Regina Cesário Laranjeira. Projeto: “Na berlinda: nossa língua, nossos escritores”.
– Escola Estadual Profª Ruth Mamede de Godoy (Diretoria de Ensino de Marília). Professora: Maria José Puerto de Souza e Silva. Projeto: “A literatura na alfabetização: formando novos leitores e escribas através da inclusão digital”.
– Escola Estadual Orlando Quagliato (Diretoria de Ensino de Ourinhos). Professoras: Yara G. M. A. Pereira, Silvana A. F. Santos, Oldack Roder, Ângela M. G. Bertolaccini, José Roberto M. Fonseca e Jurcelena Fermino. Projeto: “A diversidade lingüística em nossa comunidade”.

E agora professor?

Participaram professores do Ensino Fundamental e Médio que desenvolveram projetos e instrumentos que visam a inovação do ensino em sala de aula.

Os professores finalistas são:

– Centro Estadual de Educação Supletiva Prof. Hernani Nobre (Diretoria de Ensino de Jaboticabal). Professora: Andréa Lopes Scandarolli e professores colaboradores. Projeto: “Rever é Preciso”.
– Escola Estadual João Gobbo Sobrinho (Diretoria de Ensino de Pirajú). Professora: Sara Elisa M. Mendes. Projeto: “Educação para a Saúde”.
– Escola Estadual Rosa Salles Leite Penteado (Diretoria de Ensino de Lins). Professora: Suely Maria Cotarelli Madi. Projeto: “Sonho que se sonha junto é realidade”.

Jovem Inventor

Deste concurso participaram alunos que criaram iniciativas para melhorar o meio-ambiente escolar.

Os alunos e professores finalistas são:
– Escola Estadual Dona Nicota de Souza (Diretoria de Ensino de José Bonifácio). Aluno: Renato J. Valsesia Christino. Projeto: “Relógio Xadrez”.
– Escola Estadual Braz Cruz (Diretoria de Ensino de Santos). Professor-orientador: Edenilson Prado Dimas, em conjunto com alunos da Classe 1-M1-Ensino Médio. Propjeto: “Irrigação: Reuso de Água”.
– Escola Estadual Vitor Antonio Trindade (Diretoria de Ensino de Araçatuba). Alunos: Gustavo Brito Fernandes e José Rafael Garrido Penteado. Projeto: “Bike System”.

Prêmios

Os três finalistas de cada um dos concursos receberão como prêmio aparelhos DVD, aparelhos de TV 29′, computadores, palm-top, além de um final de semana em um spa.

OBS.: A ORDEM DAS ESCOLAS DESCRITAS ACIMA NÃO ESTÁ INDICANDO A CLASSIFICAÇÃO DA PREMIAÇÃO, QUE SÓ SERÁ DIVULGADA DURANTE O EVENTO.

Evento:
Data: 9 de dezembro de 2003
Horário: 11 horas
Local: Teatro Fernando Azevedo
Endereço: Praça da República, 53, Centro, São Paulo